Primordialmente, ressalta-se que em seu artigo 169, a Constituição Federal de 1988 garante o direito à saúde e o coloca como um dever do Estado. Por consequência, qualquer doença apresentada pelos cidadãos deveria ser tratada com rapidez e eficiência, haja vista que uma sociedade saudável é também uma sociedade com maior força laboral e justiça social. Ainda assim, 153 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em virtude da falta de atendimento médico, segundo dados do jornal científico "The Lancet", publicados em 2018. Assim, é imperativo que haja uma reformulação do sistema no que diz respeito à saúde pública brasileira.
Efetivamente, a implantação de uma política de promoção à saúde garantiria uma população mais saudável, com menor incidência de fatores de risco. Em outras palavras, cem mil óbitos seriam evitados todos os anos no Brasil - de acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia em 2019 - se a atenção primária à saúde fosse uma prioridade no momento de se prever gastos orçamentários no país, e não alvo de medidas de austeridade fiscal e corte de despesas. Portanto, uma célere adequação nos gastos públicos é inescusável.
Destarte, o governo federal, através do Ministério da Economia - órgão responsável pelo gerenciamento das contas governamentais - deve promover políticas de incentivo fiscal e adequação de despesas, com o objetivo de majorar os investimentos na área da saúde, na expectativa de que as promessas de democracia sejam, ainda que extemporaneamente, uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 177
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 171
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.