A princípio, o analfabetismo faz com que a sociedade não evolua, pois é devido a leitura que ocorre o descobrimento de novos pensamento. É indubitável, que a sociedade apresenta suas tecnologias devido a leitura. Porém, as tecnologias em vez de ser motivo de inspiração, faz com que, infelizmente as crianças passem a maior parte do tempo em seus celulares. Desse modo, as crianças não têm interesse em ler, fazendo ocorrer cada vez mais um aumento de analfabetos na sociedade.
Outrossim, é a alta taxa de desempregados, que acontece por conta do mercado de trabalho, está cada vez mais exigente. No desenho "turma da Mônica", o personagem cebolinha não tem facilidade com a língua portuguesa, trocando letras na hora de falar e dificultando a compreensão na comunicação. Ademais, isso não acontece só no desenho. Além disso, atrapalha na hora de conseguir um emprego, pois o mercado de trabalho, procura candidatos geralmente que tenham boa comunicação. Gerando facilidade para pessoas alfabetizadas e dificuldade no mercado para os analfabetos.
Sendo assim, é perceptível que a leitura contribui e muito com a sociedade. Portanto, o governo deve cada vez mais apresentar projetos que motivem os alunos a ler por meio dos professores, com o objetivo de aumentar o conhecimento e o rendimento escolar. Deste modo, cada vez mais o mundo irá conseguir evoluir e melhorar no desenvolvimento tecnológico por conta da leitura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.