Em meio às tecnologias,muitas pessoas estão trocando livros por celulares,entre outros aparelhos. No filme "Mãos talentosas:a história de Ben Carson”, mostra como o estudante pode ter dificuldades na escola,por passar tanto tempo vendo televisão,que foi o caso do garoto,suas notas e seu desenvolvimento eram péssimos. Isso ocorre com muitas pessoas,que geralmente estão conectadas aos celulares e muitas vezes "desligadas” aos estudos.
O incentivo a leitura, pode mudar as pessoas em relação ao analfabetismo funcional e reduzir a persistência desse problema. O filme citado anteriormente, serve como exemplo, Ben teve grande melhora em seu desempenho escolar, após ser incentivado a ler. Depois de anos de estudos e persistência ,ele se tornou um grande e famoso neurocirurgião. Essa situação pode deixar de estar apenas no filme e acontecer na vida de várias pessoas.
Portanto,o governo juntamente com as escolas e familiares, devem incentivar os estudantes e diferentes pessoas, a diminuir o uso de tecnologias e lerem mais frequentemente, por meio de campanhas e palestras motivadoras, com a finalidade de reduzir a persistência do analfabetismo funcional no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.