Nesse cenário, em primeiro plano, é preciso atentar para a limitação das oportunidades de emprego presente na questão. “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”, essa máxima, dita pelo filósofo iluminista Rousseau, representa uma característica atemporal e comportamental da sociedade moderna. Acerca disso, é vital lembrar na população que não possuem habilidades de leitura e escrita adequadas, elas têm mais dificuldades para encontrar empregos que exigem conhecimentos básicos de leitura e escrita, com a falta de políticas públicas para o combate ao analfabetismo funcional pode limitar ainda mais as oportunidades de emprego para essas pessoas, perpetuando um ciclo de pobreza e exclusão social. Assim, percebe-se a urgência de proporcionar oportunidades para esse grupo.
Outrossim, é importante ressaltar que, de acordo com o filósofo Immanuel Kant , o princípio da ética é agir de forma que essa ação possa ser uma prática universal. Conjuntamente, a falta de conscientização populacional sobre o assunto vai de encontro à ética Kantiana, na medida em que a leitura e a compreensão de textos são essenciais para acessar informações importantes, como notícias, orientações de saúde e assuntos sobre direitos e deveres. No entanto, as pessoas que têm dificuldade em ler e escrever podem ser excluídas dessas informações. Desse modo, os crimes virtuais no Brasil tornaram-se uma ocorrência prejudicial à ordem social.
Portanto, para que as ações vistas no livro "Ensaio sobre a Cegueira" não se tornem comuns no Brasil, o governo federal;órgão responsável pelo bem-estar e lazer da população, deve criar uma agenda econômica mais democrática, por meio da destinação de recursos para o analfabestismo funcional, a fim de reverter a desigualdade social que se instala na sociedade como dever político e social. Tal ação pode, ainda, investir na educação básica, no qual é fundamental a garantia que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, que os prepare para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Paralelamente, é preciso intervir sobre a lacuna de representatividade na questão. Dessa forma, essas intervenções poderiam resultar em uma sociedade melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada