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Por marieduarda
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#72100
Através do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), nota-se que três em cada dez brasileiros, na faixa de 15 a 64 anos, são considerados analfabetos funcionais. O uso excessivo de celulares,por exemplo, e a falta de incentivo à leitura, podem estar relacionados à persistência do analfabetismo funcional no Brasil.
Em meio às tecnologias,muitas pessoas estão trocando livros por celulares,entre outros aparelhos. No filme "Mãos talentosas:a história de Ben Carson”, mostra como o estudante pode ter dificuldades na escola,por passar tanto tempo vendo televisão,que foi o caso do garoto,suas notas e seu desenvolvimento eram péssimos. Isso ocorre com muitas pessoas,que geralmente estão conectadas aos celulares e muitas vezes "desligadas” aos estudos.
O incentivo a leitura, pode mudar as pessoas em relação ao analfabetismo funcional e reduzir a persistência desse problema. O filme citado anteriormente, serve como exemplo, Ben teve grande melhora em seu desempenho escolar, após ser incentivado a ler. Depois de anos de estudos e persistência ,ele se tornou um grande e famoso neurocirurgião. Essa situação pode deixar de estar apenas no filme e acontecer na vida de várias pessoas.
Portanto,o governo juntamente com as escolas e familiares, devem incentivar os estudantes e diferentes pessoas, a diminuir o uso de tecnologias e lerem mais frequentemente, por meio de campanhas e palestras motivadoras, com a finalidade de reduzir a persistência do analfabetismo funcional no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por marieduarda
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#72103
marieduarda escreveu:Através do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), nota-se que três em cada dez brasileiros, na faixa de 15 a 64 anos, são considerados analfabetos funcionais. O uso excessivo de celulares,por exemplo, e a falta de incentivo à leitura, podem estar relacionados à persistência do analfabetismo funcional no Brasil.
Em meio às tecnologias,muitas pessoas estão trocando livros por celulares,entre outros aparelhos. No filme "Mãos talentosas:a história de Ben Carson”, mostra como o estudante pode ter dificuldades na escola,por passar tanto tempo vendo televisão,que foi o caso do garoto,suas notas e seu desenvolvimento eram péssimos. Isso ocorre com muitas pessoas,que geralmente estão conectadas aos celulares e muitas vezes "desligadas” aos estudos.
O incentivo a leitura, pode mudar as pessoas em relação ao analfabetismo funcional e reduzir a persistência desse problema. O filme citado anteriormente, serve como exemplo, Ben teve grande melhora em seu desempenho escolar, após ser incentivado a ler. Depois de anos de estudos e persistência ,ele se tornou um grande e famoso neurocirurgião. Essa situação pode deixar de estar apenas no filme e acontecer na vida de várias pessoas.
Portanto,o governo juntamente com as escolas e familiares, devem incentivar os estudantes e diferentes pessoas, a diminuir o uso de tecnologias e lerem mais frequentemente, por meio de campanhas e palestras motivadoras, com a finalidade de reduzir a persistência do analfabetismo funcional no Brasil.
marieduarda escreveu:Através do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), nota-se que três em cada dez brasileiros, na faixa de 15 a 64 anos, são considerados analfabetos funcionais. O uso excessivo de celulares,por exemplo, e a falta de incentivo à leitura, podem estar relacionados à persistência do analfabetismo funcional no Brasil.
Em meio às tecnologias,muitas pessoas estão trocando livros por celulares,entre outros aparelhos. No filme "Mãos talentosas:a história de Ben Carson”, mostra como o estudante pode ter dificuldades na escola,por passar tanto tempo vendo televisão,que foi o caso do garoto,suas notas e seu desenvolvimento eram péssimos. Isso ocorre com muitas pessoas,que geralmente estão conectadas aos celulares e muitas vezes "desligadas” aos estudos.
O incentivo a leitura, pode mudar as pessoas em relação ao analfabetismo funcional e reduzir a persistência desse problema. O filme citado anteriormente, serve como exemplo, Ben teve grande melhora em seu desempenho escolar, após ser incentivado a ler. Depois de anos de estudos e persistência ,ele se tornou um grande e famoso neurocirurgião. Essa situação pode deixar de estar apenas no filme e acontecer na vida de várias pessoas.
Portanto,o governo juntamente com as escolas e familiares, devem incentivar os estudantes e diferentes pessoas, a diminuir o uso de tecnologias e lerem mais frequentemente, por meio de campanhas e palestras motivadoras, com a finalidade de reduzir a persistência do analfabetismo funcional no Brasil.


Olá, ainda estou meio perdida e não sei em que lugar preciso marcas as pessoas e pedir para que minha redação seja corrigida. Mas para que alguém corrija para mim. Agradeço desde já!♥️

@Willa
@hel0oooo
@geoca
@GabyyOliver
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Por marieduarda
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#72104
Olá, ainda estou meio perdida e não sei em que lugar preciso marcar as pessoas e pedir para que minha redação seja corrigida. Mas peço para que alguém corrija por favor. Agradeço desde já!♥️

@Willa
@hel0oooo
@geoca
@GabyyOliver[/quote]
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Por marieduarda
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#72106
marieduarda escreveu:Olá, ainda estou meio perdida e não sei em que lugar preciso marcar as pessoas e pedir para que minha redação seja corrigida. Mas peço para que alguém corrija por favor. Agradeço desde já!♥️

@Willa
@hel0oooo
@geoca
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Por hel0oooo
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#72107
marieduarda escreveu:Olá, ainda estou meio perdida e não sei em que lugar preciso marcar as pessoas e pedir para que minha redação seja corrigida. Mas peço para que alguém corrija por favor. Agradeço desde já!♥️

@Willa
@hel0oooo
@geoca
@GabyyOliver
[/quote]

Oii @marieduarda, tudo bem? É aqui mesmo q vc precisa marcar o pessoal pra corrigir sua redação kkk Eu corrijo ela assim q possível, ok? Muito provavelmente amanhã :D
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Por hel0oooo
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#72217
Oiii @marieduarda, tudo bem??? Antes de começar a corrigir sua redação eu gostaria de deixar claro que ainda estou no começo do meu processo de aprendizagem então, por favor, me perdoe se errar algo, ok? Vamos lá!

possíveis erros vermelho
observações azul
comentários verde
reescrita/correção rosa

introdução

Através do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), nota-se que três em cada dez brasileiros, na faixa de 15 a 64 anos, são considerados analfabetos funcionais. O uso excessivo de celulares, por exemplo, e a falta de incentivo à leitura, podem estar relacionados à persistência do analfabetismo funcional no Brasil.

Sua introdução está bem breve e direta, eu sugiro que você tente deixá-la um pouquinho mais "enfeitada", sabe? É só uma dica mesmo. Você apresentou o tema de forma meio que implícita no repertório, isso pode fazer com que seu texto se torne expositivo e o que a gente quer é defender um ponto de vista e convencer o leitor acerca daquilo, né? Acredito que faz mais sentido usar dados estatísticos no desenvolvimento, da próxima vez, experimente usar um livro, filósofo, filme, música e tentar relacionar isso ao tema ;)

d1

¹Em meio às tecnologias, muitas pessoas estão trocando livros por celulares,entre outros aparelhos. [e outros aparelhos eletrônicos.] No [O] filme "Mãos talentosas: a história de Ben Carson”, mostra como o estudante pode ter dificuldades na escola, por passar tanto tempo vendo televisão, que foi o caso do garoto, suas notas e seu desenvolvimento eram péssimos. Isso ocorre com muitas pessoas, que geralmente estão conectadas aos celulares e muitas vezes "desligadas” aos estudos.²

¹ Você poderia ter começado o seu desenvolvimento 1 com algum conectivo, como: diante disso, nessa perspectiva, sob essa ótica etc

² Complete dizendo que, assim como no filme, o uso excessivo dos aparelhos acaba afetando negativamente o desempenho escolar desses estudantes.

Você conseguiu relacionar muito bem o repertório à argumentação, mas pense nos parágrafos do seu texto como membros "autossuficientes" porque, mesmo que os quatro parágrafos precisem estar interligados, cada um deles deve ter começo, meio e fim. Infelizmente você esqueceu do fechamento crítico do d1 :\ (acontecia muito comigo também, relaxa!)

Reescrevi o d1 de acordo com a estrutura geralmente usada e aplicando as correções pra ficar mais claro:

Nesse sentido, em meio à tecnologia, muitas pessoas estão trocando livros por celulares e outros aparelhos eletrônicos. [tópico frasal] O filme "Mãos Talentosas: a história de Ben Carson” mostra como o estudante pode ter dificuldades na escola por passar tanto tempo vendo televisão, como foi o caso do garoto, suas notas e seu desenvolvimento escolar eram péssimos. [repertório] Fora do enredo fictício, isso também ocorre com os estudantes brasileiros, que geralmente estão conectados aos celulares e "desligados” dos estudos. [argumentação] Sendo assim, é indubitável a necessidade de se criar ações que façam com que a educação se torne prioridade. [fechamento crítico]

d2

¹O incentivo a leitura, pode mudar as pessoas em relação ao analfabetismo funcional e reduzir a persistência desse problema. O filme citado anteriormente, serve como exemplo, Ben teve grande melhora em seu desempenho escolar, após ser incentivado a ler. Depois de anos de estudos e persistência, ele se tornou um grande e famoso neurocirurgião. Essa situação pode deixar de estar apenas no filme e acontecer na vida de várias pessoas.²

¹ Mais uma vez faltam conectivos, lembre-se: eles pesam muito na competência 3, tente encaixá-los no seu texto sempre que possível. Aqui você poderia ter usado: ademais, além disso, outrossim...

² Vá mais adiante: Como isso poderia ser feito? De que maneira? Por quê? Quem seria afetado? Dê alguns exemplos de como esse incentivo poderia ser aplicado na vida real. Cuidado com as vírgulas!!

conclusão

Agente roxo
Ação pessego
Meio/modo laranja
Intuito vinho
Detalhamento lilas

Portanto, o governo juntamente com as escolas e familiares, devem [esse verbo concorda com governo, então deve ficar no singular] incentivar os estudantes e diferentes pessoas, a diminuir o uso de tecnologias e lerem mais frequentemente, por meio de campanhas e palestras motivadoras, com a finalidade de reduzir a persistência do analfabetismo funcional no Brasil.

Poxa, sua proposta de intervenção acabou ficando incompleta. Tentei reescrever ela pra você:

Portanto, é imprescindível atenuar os altos índices de analfabetismo funcional no país. [retomada do tema] Para isso, o Governo Federal, juntamente com as escolas e familiares - dado o seu grandioso papel na formação educacional dos alunos - , deve incentivar os estudantes a diminuir o uso de tecnologias e lerem mais frequentemente, por meio de campanhas e palestras motivadoras, com a finalidade de reduzir a persistência do analfabetismo funcional no Brasil.


É isso!! Parabéns pela redação, você está no caminho certo. Continue treinando e conte comigo sempre <3
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Por marieduarda
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#72218
Oii @hel0oooo , tudo bem sim e com você??
Muito obrigada pela correção e pelas dicas,com certeza irão me ajudar muito!
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Por geoca
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#72363
marieduarda escreveu:
marieduarda escreveu:Através do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), nota-se que três em cada dez brasileiros, na faixa de 15 a 64 anos, são considerados analfabetos funcionais. O uso excessivo de celulares,por exemplo, e a falta de incentivo à leitura, podem estar relacionados à persistência do analfabetismo funcional no Brasil.
Em meio às tecnologias,muitas pessoas estão trocando livros por celulares,entre outros aparelhos. No filme "Mãos talentosas:a história de Ben Carson”, mostra como o estudante pode ter dificuldades na escola,por passar tanto tempo vendo televisão,que foi o caso do garoto,suas notas e seu desenvolvimento eram péssimos. Isso ocorre com muitas pessoas,que geralmente estão conectadas aos celulares e muitas vezes "desligadas” aos estudos.
O incentivo a leitura, pode mudar as pessoas em relação ao analfabetismo funcional e reduzir a persistência desse problema. O filme citado anteriormente, serve como exemplo, Ben teve grande melhora em seu desempenho escolar, após ser incentivado a ler. Depois de anos de estudos e persistência ,ele se tornou um grande e famoso neurocirurgião. Essa situação pode deixar de estar apenas no filme e acontecer na vida de várias pessoas.
Portanto,o governo juntamente com as escolas e familiares, devem incentivar os estudantes e diferentes pessoas, a diminuir o uso de tecnologias e lerem mais frequentemente, por meio de campanhas e palestras motivadoras, com a finalidade de reduzir a persistência do analfabetismo funcional no Brasil.
marieduarda escreveu:Através do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), nota-se que três em cada dez brasileiros, na faixa de 15 a 64 anos, são considerados analfabetos funcionais. O uso excessivo de celulares,por exemplo, e a falta de incentivo à leitura, podem estar relacionados à persistência do analfabetismo funcional no Brasil.
Em meio às tecnologias,muitas pessoas estão trocando livros por celulares,entre outros aparelhos. No filme "Mãos talentosas:a história de Ben Carson”, mostra como o estudante pode ter dificuldades na escola,por passar tanto tempo vendo televisão,que foi o caso do garoto,suas notas e seu desenvolvimento eram péssimos. Isso ocorre com muitas pessoas,que geralmente estão conectadas aos celulares e muitas vezes "desligadas” aos estudos.
O incentivo a leitura, pode mudar as pessoas em relação ao analfabetismo funcional e reduzir a persistência desse problema. O filme citado anteriormente, serve como exemplo, Ben teve grande melhora em seu desempenho escolar, após ser incentivado a ler. Depois de anos de estudos e persistência ,ele se tornou um grande e famoso neurocirurgião. Essa situação pode deixar de estar apenas no filme e acontecer na vida de várias pessoas.
Portanto,o governo juntamente com as escolas e familiares, devem incentivar os estudantes e diferentes pessoas, a diminuir o uso de tecnologias e lerem mais frequentemente, por meio de campanhas e palestras motivadoras, com a finalidade de reduzir a persistência do analfabetismo funcional no Brasil.


Olá, ainda estou meio perdida e não sei em que lugar preciso marcas as pessoas e pedir para que minha redação seja corrigida. Mas para que alguém corrija para mim. Agradeço desde já!♥️

@Willa
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Oioi, tudo bem? Vi que já recebeu a correção maravilhosa da Helo, sendo assim, deixo minha análise para a próxima tá bem? Beijão 💖
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