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Por Heloisa2303
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A exclusão social está presente no Brasil desde a época da colônia em função da adoção de uma estrutura escravagista. Contudo, ainda nos dias atuais, a falta de inclusão de indivíduos, inclusive no acesso a livros e bibliotecas ainda persiste frequentemente. Desse modo, é nítido que essa restrição é um grande problema na sociedade brasileira, visto que a literatura possui função importante na formação infantil.
Em primeira análise, indubitavelmente, os livros fazem parte do processo de formação da criatividade e aprendizado de uma criança. Sob o mesmo ponto de vista, na obra de Monteiro Lobato, "Sítio do Pica Pau Amarelo", é retratado o personagem Visconde de Sabugosa, que vive na biblioteca lendo e se torna o super "sabichão" do Sítio. Dessa forma, saindo da ficção, é perceptível que na realidade onde pessoas possuem o hábito de leitura, adquirem um grande conhecimento proporcionado pelo conteúdo das páginas.
Em segunda análise, apesar da admirável importância do saber ainda existem muitas dificuldades para obtê-lo, em virtude da sua falta de disponibilidade em locais públicos. De acordo com o pensamento do sociólogo Edgar Morin acerca da educação, a escola seria o local perfeito para se dar início a uma mudança de paradigmas. Assim sendo, a instituição como um lugar que inclui grande parte de jovens de todas as classes sociais, deve possuir um espaço destinado a livros adequado.
Diante do exposto, é notório que soluções para tal precariedade devem ser apresentadas. Portanto, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) deve investir mais nas bibliotecas escolares, comprando e distribuindo livros de qualidade e aumentando a obrigatoriedade das aulas de literatura e leitura para que sua importância se torne mais nítida. Somente assim, a literatura poderá cumprir sua importante função na formação infantil.[/size][/size][/size][/size][/size]
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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