Em primeira análise, é válido ressaltar a importância da socialização escolar para o desenvolvimento do indivíduo. A infância é o período no qual predomina a formação do intelecto do ser, por isso, o processo de socialização é fundamental para a construção das sociedades em diversos âmbitos, como dito pelo filósofo francês Émile Durkheim. Com isso, os indivíduos interagem e se integram por meio da comunicação, ao mesmo tempo que constroem o meio em que vivem, fazendo com que essa movimentação seja essencial para a compreensão, por exemplo, das regras para o convívio social.
Ademais, é fundamental ressaltar a existência de responsáveis não capacitados para ministrarem o ensino domiciliar, o que é um fator de grande relevância para as falhas desse modelo. Muitas vezes, os tutores não possuem a formação mínima necessária para dar aulas, além de não seguirem os conteúdos apontados na Base Nacional Comum Curricular. Aliado a isso, os órgãos que regem especificamente a área de educação, não acompanham o modelo de aprendizagem ou a frequência de estudo dada ao educando, o que torna o “homeschooling” uma modalidade pouco confiável, sem qualquer garantia de um ensino de qualidade.
Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para minimizar a necessidade do ensino domiciliar na infância. Cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pela gerência da educação pública no Brasil, a garantia de mais recursos para o funcionamento eficiente nas escolas, através de investimentos na estrutura, em professores qualificados e políticas que incluam de forma universal os estudantes, a fim de que se mantenha a legislação para que a escola continue sendo a maior responsável pela educação na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.