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Por Bangtan
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É inegável o fato de que a revolução técnico-científica-informacional vem transformando diversas esferas da sociedade, entre elas principalmente, o mundo do trabalho. Esse fato mostra, quão importante e fundamenta faz-se o ensino profissionalizante no Brasil. No entanto, no Brasil, a ausência de incentivo e valorização dos cursos profissionalizantes dificulta a efetivação dessa modalidade de ensino.
Em primeiro lugar, é notório a falta de incentivo dos órgãos governamentais em tornar acessível os cursos técnico-profissionalizantes, principalmente para as classes sociais mais baixas. Análogo a isso, o sociólogo brasileiro Hebert José cita “um país não muda pela sua economia e nem mesmo pela ciência; muda sim pela sua cultura". Conforme dito, o Brasil atual só pode passar a ser um país avançado a partir do dia que deixar de lado sua cultura enraizada, onde pobre não tem direito a estudo profissionalizante e trabalho digno, e sua única saída para ter uma vida digna é o trabalho informal.
Ademais, dados do IBGE mostram que no ano de 2022 a taxa percentual de trabalho informal era de 39,4% da população. Tais dados mostram a importância da valorização do ensino profissionalizante, onde esse, compartilhado com a sociedade brasileira pode conceder a estes 39,4% somado aos cidadãos desempregados, a chance de ter trabalhos remunerados, conhecimento na área profissional que desejar e como resultado um país avançado de pessoas com emprego e competentes.
Portanto, faz-se necessário superar os desafios para validar a importância do ensino profissionalizante no Brasil. Para isso, urge que o poder Executivo -na esfera federal- amplie as verbas destinadas às escolas. Tal ação deve ser efetivada de modo a criação de cursos técnico-profissionalizantes no âmbito escolar, em conjunto com empresas como Banco do Brasil, hospitais regionais, escritórios de advocacia, estas, áreas da saúde, administração, contabilidade. Isso deve ser feito a fim de criar profissionais capacitados a partir do ensino médio, garantindo desde cedo um futuro onde todos têm direitos e o país é avançado economicamente e profissionalmente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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