A princípio, é importante mostrar como a educação contribui na suavização do problema. Sob esse viés, a máxima do filósofo Immanuel Kant torna-se necessária, quando ele afirma que o homem é fruto do que a educação faz dele. Tal pensamento é perfeitamente aplicado no cenário atual, uma vez que se as escolas não estabelecerem mudanças que integre e valorize as diferenças, ela afastará cada vez mais os alunos. Em face disso, confirma-se a necessidade das escolas ampliarem mais as discussões sobre o tema.
Além disso, vale destacar que a ineficácia governamental corrobora a permanência do problema vivido atualmente. Acerca disso, é interessante trazer ainda o pensamento do iluminista John Locke o qual afirma que é dever do Estado assegurar a todas as pessoas certas garantias, como a liberdade, a igualdade e a vida. Diante disso, nota-se que a ineficácia governamental, em não garantir tais preceitos, reflete em que determinados grupos sociais não tenham as mesmas oportunidades. Além disso, vê-se com muita frequência, outro problema que é a taxa de homicídios da população negra supera a da população branca. Sendo assim, é mister maior atenção dos responsáveis no combate ao problema.
Infere-se, portanto, a necessidade de medidas capazes de reverter tal situação. Por isso, cabe ao Conselho Nacional do Ministério Público, por meio de comunicações, como os jornais, rádios e televisões, promoverem discussões pertinentes sobre a temática. Isso seria feito com o objetivo de informar ou conscientizar a sociedade dos prejuízos causas por tal problema. Somente, assim, esse problema seria gradativamente erradicado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada