Percebe-se que, desde do período colonial há desigualdades e discriminação de raça, sexo e condições financeiras, onde esses indivíduos são ditados como a minoria da sociedade, e possuem menos oportunidades em instituições de ensino superior, em vagas de trabalho e até na relação social com outros indivíduos.
Os jovens sofrem com a desigualdade racial e financeira para ingressar em instituições de ensino superior, principalmente aqueles que estudam em escolas públicas, devido às diferenças existentes no sistema educacional público e particular, esses estudantes são inseridos no sistema de cota, tal sistema onde a desigualdade só aumenta.
Em virtude dos fatos mencionados, evidência a necessidade do poder público criar leis e políticas públicas, eficazes para a democratização do ensino superior, as autoridades juntamente com as mídias sociais e ONGS, devem criar campanhas publicitárias afim de promover a igualdade social e o governo deve melhorar a qualidade de ensino público, para os estudantes obterem melhores resultados para que os desafios para o ingresso em universidades diminua e a igualdade prevaleça cada vez mais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada