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Por Anbsus
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Ao se falar de educação no Brasil, é possível visualizar que muitas escolas não estão cumprindo devidamente a sua função como instituição educacional. Contudo, em razão disso, surge na atualidade o Homeschooling em que seu objetivo consiste em ensinar em casa o que se aprenderia na escola. Diante disso, faz - se necessário discutir os desafios desse novo meio.
Em primeira análise, ressalta-se a ideia trazida pelo filósofo Immanuel Kant na frase "O ser humano não é nada além daquilo que a educação faz dele" mostrando assim que a educação é essencial na construção de pessoas dignas, portanto, é preciso compreender os riscos que a educação domiciliar traz consigo antes de aplicá-la de fato. Sabendo disso, nota-se a individualidade diante de um problema coletivo como um dos pontos negativos dessa tendência, haja vista que não teria avanço coletivo, em se tratando de sociedade.
Em uma segunda análise, cumpre ainda destacar que essa problemática traz grandes prejuízos para o país, já que a educação é um instrumento essencial para o desenvolvimento de uma nação. Nesse sentido, faz-se preciso enfrentar os problemas que cercam o ensino nas escolas ao invés de implementar uma forma de ensino que iria afastar as crianças de interação com o outro. Isso porque é garantido para todos os recursos básicos a fim de que possam usufruir de seus direitos constitucionais.
Por fim, é necessário que haja uma maior participação da sociedade civil na discussão e formulação de políticas educacionais. É preciso ouvir os diferentes atores envolvidos na educação, como pais, alunos, professores e especialistas, para que as medidas adotadas sejam efetivas e atendam às necessidades reais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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