A priori, deve-se lembrar que durante anos, os idosos eram tratados de forma respeitosa e com certo apreço e admiração. Entretanto, com o tempo houve diversas mudanças na estrutura familiar e cada vez mais os idosos foram sendo deixados de lado pelas novas gerações de suas famílias, sendo abandonados ou até mesmo vítimas de violência pelas mesmas. De acordo com o Disque 100, em 2019 houve um aumento de 13% em denúncias de violações contra pessoas idosas, um número que assusta ao ser comparada a décadas atrás. Logo, entende-se que a sociedade, gradativamente vem esquecendo a importância que esses indivíduos tiveram para ela.
Entretanto, o afastamento da sociedade não é o único motivo para que haja aumento nos números de violência. Segundo Platão, “Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só.”, nos últimos anos no Brasil, a velhice veio acompanhado de dores físicas e emocionais, já que a soberba e avareza de cada ser, sobrepõe os sentimentos e as vontades do idoso. Com o intuito de usufruir dos benefícios que vem com a idade, como aposentadorias e pensões, muitos familiares e responsáveis por idosos acabam por optar pela presença da pessoa no dia a dia mas não concedendo seus direitos básicos. Dessa forma, o indivíduo faz parte do ambiente familiar, porém, sendo mal tratado por quem o abriga.
Levando-se em consideração os fatos expostos, faz-se necessário que o Ministério da Cidadania, promova ações que visam alertar a sociedade sobre a violência contra idosos, através de folhetos, palestras e debates, que deve contar com a presença tanto da sociedade de forma geral quanto dos idosos. Assim, os dois lados em conjunto com o Estado, poderão chegar na melhor solução para esse problema. Dessa maneira, todo idoso assim como o Carl de Up-Altas Aventuras, terá uma velhice serena e estável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.