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Por mallu0102
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“A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano.” A frase do papa João Paulo II expressa que violência não contribui para um desenvolvimento significativo da sociedade. Todavia, é fato que a realidade apresentada pode ser relacionada ao aumento da violência contra os idosos no Brasil. Isso ocorre, pois a ineficiência estatal somada ao silenciamento das mídias, corroboram a intensificar esse cenário.

Convém ressaltar, a princípio, que a inércia e a demonstração de indolência por parte do Estado fortalecem o aumento da porcentagem de violência contra os idosos, onde 52,9% são cometidos pelos filhos da vítima. Nesse sentido, a Constituição brasileira de 1988 prevê, em seu artigo 6, a segurança como direito social e inerente a todo cidadão. Com efeito, o que se observa é o oposto, pois, embora existam leis que abordam o assunto, não são usadas, eficazmente, na prática, por meio de ações públicas que garantam o bem-estar dos indivíduos.

Ademais, percebe-se que a sociedade não possui conhecimento de quão grave é a situação dos idosos, que são oprimidos pela incapacidade de lidar com a violência física e psicológica. A fim de ilustrar esse quadro, o livro “1984”, do autor George Orwell, demonstra como a mídia se omite em certas ocasiões, com a finalidade de esconder tais infortúnios, o que retrata como ocorre esse menosprezo. Nesse sentido, a ausência do apoio midiático e a falta de empatia da sociedade faz com que a à violência contra os idosos tenha menos visibilidade.

Desprende-se, por tanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imperativo que o Governo Federal, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, venha combater o crescimento percentualmente da violência contra os idosos, mediante a criação de uma projeto nacional por meio de palestras e oficinas - ministradas em escolas públicas e privadas - a fito de preservar a segurança dos idosos brasileiros. Com isso, torna-se-à possível a construção de uma sociedade justa e saudável de maneira oposta à menção do papa João Paulo II.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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