Avatar do usuário
Por caminamed
Quantidade de postagens
#123671
No discurso feito durante a proclamação da Constituição Federal de 1988, o deputado Ulysses Guimarães ressaltou a importância da carta magna para assegurar a sociedade dos seus direitos fundamentais. Contudo, no atual cenário, percebe-se a deturpação das premissas constitucionais, dado que à violência contra os idosos no Brasil representa uma falha na garantia do bem-estar social. Desse modo, é necessário analisar não só a negligência estatal, mas também o desleixo parental.
De início é oportuno afirmar que a omissão do Estado potencializa a questão da violência aos idosos. Acerca disso, o pensador Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", versa sobre a responsabilidade estatal em proporcionar meios que garantam o progresso coletivo. No entanto, tal pensamento não pode ser relacionado à realidade brasileira, uma vez que os órgãos responsáveis, frequentemente, optam por negligenciar o seu dever de construir um ambiente estável aos cidadãos. Nessa lógica, a não responsabilização do governo abre portas para outros tipos de violações. Assim, enquanto a indiferença do poder público persistir, difícil será reverter os efeitos dessa problemática.
Além disso, é importante apontar a irresponsabilidade familiar como agravante do problema. Sob esse viés, Bauman, sociólogo polonês, cunhou o termo "instituição zumbi" para denunciar organizações que, apesar de manterem a essência, perderam a sua função social. Nesse sentido, tal crítica pode ser associada ao Brasil hodierno, visto que a família - que deveria promover absoluta prioridade ao indivíduo - muitas das vezes não assume um vínculo de cuidado e sim de agressividade contra as pessoas de idade avançada. Por conseguinte, a possibilidade de vulnerabilidade desse grupo cresce exponencialmente.
Portanto, a fim de minimizar as consequências ligadas à violência contra os idosos, cabe ao Estado, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos - responsável pela promoção da dignidade aos indivíduos - elaborar políticas públicas que visem estabelecer a qualidade de vida da população da terceira idade, a partir da criação de centros de acolhimento ao idoso e a capacitação das respectivas famílias. Somente assim, o país seguirá o caminho do progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Violência contra os idosos no Brasil
por Layoliveira    - In: Outros temas
0 Respostas 
152 Exibições
por Layoliveira
2 Respostas 
195 Exibições
por OlrenBeat
2 Respostas 
136 Exibições
por lais458
0 Respostas 
65 Exibições
por blaudt
0 Respostas 
123 Exibições
por Ana22082005
0 Respostas 
76 Exibições
por imilly
0 Respostas 
53 Exibições
por NickBu
0 Respostas 
95 Exibições
por mallu0102
0 Respostas 
55 Exibições
por aninhabanana
0 Respostas 
28 Exibições
por YanaraOli

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM