Avatar do usuário
Por Layoliveira
Quantidade de postagens
#115865
Em sua canção "bola de meia, bola de gude", o renomado artista da música popular brasileira Milton Nascimento afirma que não consegue aceitar as injustiças que são, por muitas vezes, normalizadas na sociedade. Todavia, observa-se uma indiferença da população para com a temática da violência contra os idosos no Brasil, a qual se apresenta como uma grande problemática que é fomentada pelo abandono familiar e agravada pela escassez de medidas protetivas destinadas a esse grupo. Diante disso, faz-se crucial a abordagem desse empecilho atual.
Sob primeira análise, insta salientar que o abandono familiar contribui significativamente para a existência desse impasse. Nessa perspectiva, é lícito referenciar o pensamento do sociólogo Émile Durkheim, o qual estuda os corpos sociais, tais como a família, e a importância destes para a constituição do indivíduo. Para o pensador, quando as instituições comunais, incluindo a família, enfrentam problemas, toda a conjuntura e funcionamento da sociedade são afetados. Com isso, verifica-se que o afastamento da família do idoso prejudica tanto a saúde, mental ou psicológico, do idoso como a boa articulação da comunidade.
Outrossim, deve-se destacar que a insuficiência de ações de proteção destinadas aos anciãos brasileiros corrobora para os maus tratos tidos com estes. À luz dessa ótica, é válido ressaltar a fala do filósofo Arthur Schopenhauer, que define o ser humano como sendo um animal que agride. Desse modo, nota-se que a falta de projetos de proteção aos idosos, aliado ao desrespeito tido com eles, impulsiona casos de agressão-verbal ou física-,os quais são, frequentemente, praticados pelos próprios familiares. Logo, conclui-se que a agressão persistirá no cenário contemporâneo enquanto a insuficiência de anteparo a esse grupo se fizer presente.
Destarte, urge que medidas efetivas sejam adotadas para a mitigação desse óbice. Para tanto, faz-se preciso que o poder executivo, em específico o Ministério da Cidadania e Segurança Pública promova-por intermédio de um Projeto Nacional de Proteção aos Idosos, a fiscalização e punição de casos de abandono e agressão aos mais velhos. Tal ação deve ocorrer por meio do aumento do número das Secretarias de Cidadania nos estados, que possam incentivar denúncias e fornecer funcionários públicos para o monitoramento à violência contra os anciãos, com o intuito de atenuar as taxas de agressão e abandono tidas com esse grupo, de forma a garantir o envelhecimento saudável e desnaturalizar essa injustiça, tal qual defende Nascimento
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
191 Exibições
por OlrenBeat
2 Respostas 
132 Exibições
por lais458
0 Respostas 
62 Exibições
por blaudt
0 Respostas 
121 Exibições
por Ana22082005
0 Respostas 
73 Exibições
por imilly
0 Respostas 
51 Exibições
por NickBu
0 Respostas 
30 Exibições
por caminamed
0 Respostas 
84 Exibições
por mallu0102
0 Respostas 
55 Exibições
por aninhabanana
0 Respostas 
47 Exibições
por Lucasq

lais458 Felpz DaviHudson claraa1234 Henry[…]

PROPOSTA:

Uso excessivo de celulares pelos adolescentes &eac[…]

No contexto atual em que se encontra a economia de[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM