Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#57260
No filme Up-Altas Aventuras, acompanhamos a história de Carl, um senhor já na sua velhice que está sendo pressionado por uma empresa de construção civil, a se mudar de sua casa, onde viveu seus melhores anos ao lado de sua esposa Elle que já faleceu. Carl acaba vivendo muitas aventuras durante o filme e consegue realizar um antigo sonho que tinha junto com sua falecida esposa. Fora da ficção, os idosos no Brasil são frequentemente alvos de violência e maus tratos. Isso ocorre porque acontece um afastamento social quando as pessoas chegam na velhice e a violência é muitas vezes motivada por interesses financeiros.

A priori, deve-se lembrar que durante anos, os idosos eram tratados de forma respeitosa e com certo apreço e admiração. Entretanto, com o tempo houve diversas mudanças na estrutura familiar e cada vez mais os idosos foram sendo deixados de lado pelas novas gerações de suas famílias, sendo abandonados ou até mesmo vítimas de violência pelas mesmas. De acordo com o Disque 100, em 2019 houve um aumento de 13% em denúncias de violações contra pessoas idosas, um número que assusta ao ser comparada a décadas atrás. Logo, entende-se que a sociedade, gradativamente vem esquecendo a importância que esses indivíduos tiveram para ela.

Entretanto, o afastamento da sociedade não é o único motivo para que haja aumento nos números de violência. Segundo Platão, “Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só.”, nos últimos anos no Brasil, a velhice veio acompanhado de dores físicas e emocionais, já que a soberba e avareza de cada ser, sobrepõe os sentimentos e as vontades do idoso. Com o intuito de usufruir dos benefícios que vem com a idade, como aposentadorias e pensões, muitos familiares e responsáveis por idosos acabam por optar pela presença da pessoa no dia a dia mas não concedendo seus direitos básicos. Dessa forma, o indivíduo faz parte do ambiente familiar, porém, sendo mal tratado por quem o abriga.

Levando-se em consideração os fatos expostos, faz-se necessário que o Ministério da Cidadania, promova ações que visam alertar a sociedade sobre a violência contra idosos, através de folhetos, palestras e debates, que deve contar com a presença tanto da sociedade de forma geral quanto dos idosos. Assim, os dois lados em conjunto com o Estado, poderão chegar na melhor solução para esse problema. Dessa maneira, todo idoso assim como o Carl de Up-Altas Aventuras, terá uma velhice serena e estável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#58083
Aqui meus comentários :D
OBS.: (C3) é pra indicar um comentário daquele parágrafo só sobre a competência 3 e da mesma forma para as outras competências. A cor vermelha é um desvio e a rosa é falha de estrutura

No filme Up-Altas Aventuras, acompanhamos a história de Carl, um senhor já na sua velhice que está sendo pressionado por uma empresa de construção civil, a se mudar de sua casa, onde viveu seus melhores anos ao lado de sua esposa Elle que já faleceu. Carl acaba vivendo muitas aventuras durante o filme e consegue realizar um antigo sonho que tinha junto com sua falecida esposa (2).(1) Fora da ficção, os idosos no Brasil são frequentemente alvos de violência e maus tratos. Isso ocorre porque acontece um afastamento social quando as pessoas chegam na velhice e a violência é muitas vezes motivada por interesses financeiros.
(1) Não é um erro, mas essa parte ocupou linhas. Não expôs muita informação relacionada com o tema nem faz parte da argumentação em si.
(2) Cuidado com a repetição de palavras (isso prejudicar a C4)
---> Ótima escolha de informações <3
(C4) Tem pouco uso de sinônimos para evitar repetições, procure também utilizar mais conjunções, que ajudam na progressão das ideias. Aqui tem um elemento coesivo entre as frases do parágrafo (que é o mínimo que se espera, então tudo bem).


(*) A priori, deve-se lembrar que durante anos, os idosos eram tratados de forma respeitosa e com certo apreço e admiração. Entretanto, com o tempo houve diversas mudanças na estrutura familiar e cada vez mais os idosos foram sendo deixados de lado pelas novas gerações de suas famílias, sendo abandonados ou até mesmo vítimas de violência pelas mesmas. De acordo com o Disque 100, em 2019 houve um aumento de 13% em denúncias de violações contra pessoas idosas, um número que assusta ao ser comparada (sujeito é número) [comparado] a décadas atrás. Logo, entende-se que a sociedade, gradativamente(faltou uma vírgula)[,] vem esquecendo a importância que esses indivíduos tiveram para ela.
---> Se for possível melhorar acho que seria com relação à argumentação, porque as denúncias em si, por serem generalistas sobre o que motivou a violência, não são uma confirmação exatamente dessa especificação de que as famílias estão abandonando os idosos. Apesar dessa minha sugestão, aqui tem uma ótima progressão de ideias e condiz com o que é esperado.

Entretanto, o afastamento da sociedade não é o único motivo para que haja aumento nos números de violência. Segundo Platão, “Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só.”, (justaposição) (3) nos últimos anos no Brasil, a velhice veio acompanhado de dores físicas e emocionais, já que a soberba e avareza de cada ser, sobrepõe os sentimentos e as vontades do idoso. Com o intuito de usufruir dos benefícios que vem com a idade, como aposentadorias e pensões, muitos familiares e responsáveis por idosos acabam por optar pela presença da pessoa no dia a dia mas não concedendo seus direitos básicos. Dessa forma, o indivíduo faz parte do ambiente familiar, porém, sendo mal tratado por quem o abriga.
(3) Primeiro colocou uma informação se referindo diretamente a Platão, mas mudou de assunto falando do Brasil, isso sem qualquer uso de expressões para indicar a comparação da citação com a situação descrita. Aqui era para ser um ponto final, mas o mais adequado seria indicar essa comparação independente de ter um ponto final ou não.
---> Acho que esse desenvolvimento está muito bem elaborado, acredito que foi um repertório com uso produtivo :)


(*) Levando-se em consideração os fatos expostos, faz-se necessário que o Ministério da Cidadania (agente), (4) promova ações (quais?) que visam alertar a sociedade sobre a violência contra idosos (finalidade), através de folhetos, palestras e debates (meio), que deve contar com a presença tanto da sociedade de forma geral quanto dos idosos (detalhamento). Assim, os dois lados em conjunto com o Estado, (5) poderão chegar na melhor solução para esse problema. Dessa maneira, todo idoso assim como o Carl de Up-Altas Aventuras, terá uma velhice serena e estável.
(4) A vírgula não pode separar o sujeito do verbo.
(5) Ali a vírgula é desnecessária e não pode separar sem algum motivo o sujeito do verbo. Por ter um certo deslocamento, acho que poderia ser " Assim, os dois lados, em conjunto com o Estado, poderão chegar na melhor solução", mas dessa forma fica com muitas vírgulas que atrapalham a leitura fluida.
(C5) Não tem o principal que é a medida/ação da sua proposta de intervenção, porque com está tem uma ação pouco interventiva, muito genérica ou vaga (isto é um elemento nulo, ele não pode ser contado, mas isso não impede de considerar os outros elementos).
(C3) Além disso, na conclusão não falou nada do afastamento social nem dos interesses econômicos, assim como a proposta está voltada somente para a violência contra idosos de modo geral.
---> Excelente desfecho. Mesmo que a palavra idoso está no tema e por isso não vai descontar, tente evitar repetições


(*) Referente à competência 4 (C4), faltou um operador argumentativo entre os parágrafos, a redação deve ter no mínimo dois, mas só teve um que foi o "Entretanto" . Também deixando claro que " A priori" não é contado como um operador argumentativo interparágrafos, porque ele traz uma nova informação e não se relaciona com o que é descrito anteriormente. Mesmo que o " A priori" não possa ser contado especificamente nessa classificação, ele pode ser usado sim no texto. Aqui o melhor era ter colocado uma conjunção no início da conclusão, que assim você conseguiria cumprir essa parte da C4.

Pra mim fica assim :mrgreen: :
C1 - 160 - Estrutura sintática boa E poucos desvios - achei 4 desvios
C2 - 200 - Repertório legitimado E pertinente ao tema, COM uso produtivo
C3 - 160 - Projeto de texto com poucas falhas. Desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões
C4 - 160 - Presença constante de elementos coesivos inter* e intraparágrafos E/OU poucas repetições
E/OU poucas inadequações (Aqui não tem inadequações). *Havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 01 momento do texto.
C5 - 160 - 4 elementos válidos
#58138
AnnaJuliaJu escreveu:Aqui meus comentários :D
OBS.: (C3) é pra indicar um comentário daquele parágrafo só sobre a competência 3 e da mesma forma para as outras competências. A cor vermelha é um desvio e a rosa é falha de estrutura

No filme Up-Altas Aventuras, acompanhamos a história de Carl, um senhor já na sua velhice que está sendo pressionado por uma empresa de construção civil, a se mudar de sua casa, onde viveu seus melhores anos ao lado de sua esposa Elle que já faleceu. Carl acaba vivendo muitas aventuras durante o filme e consegue realizar um antigo sonho que tinha junto com sua falecida esposa (2).(1) Fora da ficção, os idosos no Brasil são frequentemente alvos de violência e maus tratos. Isso ocorre porque acontece um afastamento social quando as pessoas chegam na velhice e a violência é muitas vezes motivada por interesses financeiros.
(1) Não é um erro, mas essa parte ocupou linhas. Não expôs muita informação relacionada com o tema nem faz parte da argumentação em si.
(2) Cuidado com a repetição de palavras (isso prejudicar a C4)
---> Ótima escolha de informações <3
(C4) Tem pouco uso de sinônimos para evitar repetições, procure também utilizar mais conjunções, que ajudam na progressão das ideias. Aqui tem um elemento coesivo entre as frases do parágrafo (que é o mínimo que se espera, então tudo bem).


(*) A priori, deve-se lembrar que durante anos, os idosos eram tratados de forma respeitosa e com certo apreço e admiração. Entretanto, com o tempo houve diversas mudanças na estrutura familiar e cada vez mais os idosos foram sendo deixados de lado pelas novas gerações de suas famílias, sendo abandonados ou até mesmo vítimas de violência pelas mesmas. De acordo com o Disque 100, em 2019 houve um aumento de 13% em denúncias de violações contra pessoas idosas, um número que assusta ao ser comparada (sujeito é número) [comparado] a décadas atrás. Logo, entende-se que a sociedade, gradativamente(faltou uma vírgula)[,] vem esquecendo a importância que esses indivíduos tiveram para ela.
---> Se for possível melhorar acho que seria com relação à argumentação, porque as denúncias em si, por serem generalistas sobre o que motivou a violência, não são uma confirmação exatamente dessa especificação de que as famílias estão abandonando os idosos. Apesar dessa minha sugestão, aqui tem uma ótima progressão de ideias e condiz com o que é esperado.

Entretanto, o afastamento da sociedade não é o único motivo para que haja aumento nos números de violência. Segundo Platão, “Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só.”, (justaposição) (3) nos últimos anos no Brasil, a velhice veio acompanhado de dores físicas e emocionais, já que a soberba e avareza de cada ser, sobrepõe os sentimentos e as vontades do idoso. Com o intuito de usufruir dos benefícios que vem com a idade, como aposentadorias e pensões, muitos familiares e responsáveis por idosos acabam por optar pela presença da pessoa no dia a dia mas não concedendo seus direitos básicos. Dessa forma, o indivíduo faz parte do ambiente familiar, porém, sendo mal tratado por quem o abriga.
(3) Primeiro colocou uma informação se referindo diretamente a Platão, mas mudou de assunto falando do Brasil, isso sem qualquer uso de expressões para indicar a comparação da citação com a situação descrita. Aqui era para ser um ponto final, mas o mais adequado seria indicar essa comparação independente de ter um ponto final ou não.
---> Acho que esse desenvolvimento está muito bem elaborado, acredito que foi um repertório com uso produtivo :)


(*) Levando-se em consideração os fatos expostos, faz-se necessário que o Ministério da Cidadania (agente), (4) promova ações (quais?) que visam alertar a sociedade sobre a violência contra idosos (finalidade), através de folhetos, palestras e debates (meio), que deve contar com a presença tanto da sociedade de forma geral quanto dos idosos (detalhamento). Assim, os dois lados em conjunto com o Estado, (5) poderão chegar na melhor solução para esse problema. Dessa maneira, todo idoso assim como o Carl de Up-Altas Aventuras, terá uma velhice serena e estável.
(4) A vírgula não pode separar o sujeito do verbo.
(5) Ali a vírgula é desnecessária e não pode separar sem algum motivo o sujeito do verbo. Por ter um certo deslocamento, acho que poderia ser " Assim, os dois lados, em conjunto com o Estado, poderão chegar na melhor solução", mas dessa forma fica com muitas vírgulas que atrapalham a leitura fluida.
(C5) Não tem o principal que é a medida/ação da sua proposta de intervenção, porque com está tem uma ação pouco interventiva, muito genérica ou vaga (isto é um elemento nulo, ele não pode ser contado, mas isso não impede de considerar os outros elementos).
(C3) Além disso, na conclusão não falou nada do afastamento social nem dos interesses econômicos, assim como a proposta está voltada somente para a violência contra idosos de modo geral.
---> Excelente desfecho. Mesmo que a palavra idoso está no tema e por isso não vai descontar, tente evitar repetições


(*) Referente à competência 4 (C4), faltou um operador argumentativo entre os parágrafos, a redação deve ter no mínimo dois, mas só teve um que foi o "Entretanto" . Também deixando claro que " A priori" não é contado como um operador argumentativo interparágrafos, porque ele traz uma nova informação e não se relaciona com o que é descrito anteriormente. Mesmo que o " A priori" não possa ser contado especificamente nessa classificação, ele pode ser usado sim no texto. Aqui o melhor era ter colocado uma conjunção no início da conclusão, que assim você conseguiria cumprir essa parte da C4.

Pra mim fica assim :mrgreen: :
C1 - 160 - Estrutura sintática boa E poucos desvios - achei 4 desvios
C2 - 200 - Repertório legitimado E pertinente ao tema, COM uso produtivo
C3 - 160 - Projeto de texto com poucas falhas. Desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões
C4 - 160 - Presença constante de elementos coesivos inter* e intraparágrafos E/OU poucas repetições
E/OU poucas inadequações (Aqui não tem inadequações). *Havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 01 momento do texto.
C5 - 160 - 4 elementos válidos
obrigadaaaa

O ensino a distância, que antes era usado pr[…]

_zigmunt Baumam, sociólogo e filósof[…]

A desigualdade entre as regiões brasileiras[…]

GabiNatali você poderia corrigir? 🙋🏼‍♀[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM