Primeiramente, vale destacar, que é no ambiente escolar que um número abundante de adolescentes desenvolvem depressão ou ansiedade. Isso porque, muitos estudantes acabam sentindo uma pressão ao tentar pensar no seu futuro. De acordo com o educador Rubem Alves, existem escolas que dão assas e escolas são gaiolas, tal frase faz sentido quando lembramos que muitos alunos sentem que estão em uma gaiola quando estão estudando.
Segundamente, cabe ressaltar, a falta do apoio familiar que muitos juvenis sofrem em casa. Tal cenário pode ser visto na série Skins, lançada em 2004, onde a personagem Effy, não tem um bom relacionamento com os pais, em que acaba sentindo-se sozinha e depressiva, decidindo, então, descontar suas frustrações em álcool e drogas. Logo, a atenção familiar é necessária, para que situações similares não aconteçam com tanta frequência.
Portanto, evidência-se, a necessidade da mudança do cenário atual. O Ministério da Educação -principal órgão na defesa dos alunos- deve oferecer consultas psicológicas gratuitas nas escolas, a partir de investimentos em salas apenas para o aluno e o profissional terem uma consulta. Ademais, á família deve prestar mais atenção em seus filhos para saber se á algum sinal de depressão, a partir de uma conversa séria e responsável. Assim, casos como o de Rue, podem ser erradicados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.