Na Carta Magna de 1988, é previsto como um de seus objetivos fundamentais construir uma sociedade livre, justa e solidária. Mas o descumprimento da constituição é objetificado quando levado em consideração o índice de Percepção da Corrupção (IPC), que mede a integridade do setor público, o Brasil ocupa a 94° posição no ranking, segundo a pesquisa feita em meados de 2023. Esse resultado é um reflexo direito da degradação sem precedentes do regime democrático que o Brasil levou décadas para construir, o que faz com que os jovens fiquem cada vez menos incitados á participar ativamente da política.
Ademais, a frase do escritor brasileiro Paulo Freire "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda". Destaca a magnitude de se adquirir conhecimento,principalmente no ambiente escolar, onde crianças, jovens e adolescentes sofrem por conta da deficiência de um ensino que abranja as áreas políticas, já que tal instrumento se caracteriza como um meio de empoderamento e ciência de seus direitos como cidadãos . A instrução desses assuntos continua sendo um dos principais meios de se combater as injustiças sociais e enfrentar a violência do país, mas sem os incentivos necessários os primaveris se encontram cada vez mais apáticos quanto a importância do meio político.
Por fim, mediante os desafios apresentados, é necessário que o Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação implante no sistema de ensino escolar matérias que dialoguem a respeito da filosofia, sociologia e história do país, além de formar comissão especiais voltadas a introdução de seus púberes na política, afim de formar assim um caráter ativista em sua mocidade. Desse modo, construindo uma geração livre de preconceitos, violência e corrupção e que vise o desenvolvimento nacional, igualmente o personagem Alex.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada