Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para promover a inclusão de pessoas ao esporte. Nesse sentido, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 62,1% da sociedade não tem acesso à espaços poliesportivos, sendo que pessoas com alguma deficiência física ou mental, tem esse percentual agravado. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre com a sua função de garantir aos cidadãos direitos indispensáveis, como o esporte e o lazer.
Ademais, é fundamental apontar o monopólio midiático do futebol desvalorizando as demais modalidades, como impulsionador desse problema no Brasil. Vê-se o futebol como o esporte mais popular e comentado no país, e mesmo que indiretamente, induzindo as pessoas à acharem que só há ele. Assim, quem renega esse esporte fica na situação de achar que não há nenhum outro. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Infere-se portanto, a necessidade de combater esses problemas. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio do Ministério do Esporte, crie uma lei que garanta especificamente a inclusão das pessoas com deficiência no esporte, além de investir em programas de incentivo ao desporto. Cabe também as mídias sociais, promoverem projetos de cunho social e novas táticas de distribuição de informação sobre modalidades além do futebol, a fim de popularizá-las. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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