Em princípio, deve-se pontuar que a aceleração do processo de desinformação se é dada por um indivíduo que não possui conhecimento sobre as chamadas "fake news", essa pessoa recebe na maioria das vezes essas notícias por meio de suas redes sociais e compartilha sem conferir a veracidade, se a fonte originária é confiável e se a data da mesma é condizente com a informação, ocasionando uma série de informações errôneas totalmente descondizentes com a verdade absoluta.
Outro fator existente é a aplicação de golpes em que estelionatários promovem falsas informações sobre algum produto ou negócio, muitas das vezes por meio de influenciadores digitais - pessoas que trabalham com mídias sociais - se aproveitando da ingenuidade e falta de conhecimento de diversos usufluintes das redes, que acabam sendo pegos por esses golpes.
Em virtude dos fatos mencionados é de vera importância a conscientização sobre as "fake news" para que cada vez menos informações descondizentes com a verdade sejam disseminadas . Visto isso, o M.E.C. ( Ministério da educação) em parceria com instituições de ensino públicas/ privadas (ensino médio e superior) com o auxílio de profissionais da área de jornalismo, mídia e comunicação - que constantemente se deparam com informações falsas - produzam palestras de conscientização, citando exemplos dos impactos causados com a finalidade de cada vez mais pessoas estarem cientes sobre as "fake news", de modo que essas notícias possam ser cada vez menos compartilhadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada