- O final do século XX, trouxe várias inovações tecnológicas ao Brasil, devido à
Globalização. Entretanto, ainda há um atraso inovacional em nosso país que não
permite que grande parte de nossos professores faça uso de tecnologia, antes em sala
de aula, hoje de forma virtual. Nesse sentido, os desafios da prática docente em
tempos de pandemia baseiam-se no difícil acesso à internet de qualidade e também, a
baixa capacitação dos educadores em relação às ferramentas online.
O difícil acesso à internet de qualidade é um dos desafios que muitos professores e
alunos enfrentam nessa época de pandemia. De acordo com o Centro Regional para o
Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação, em 2020, 26% dos
brasileiros não possui acesso a rede. Desta maneira, é notório a falta de investimentos
em relação à rede mundial de computadores interligados.
Além disso, a baixa capacitação dos educadores em relação as ferramentas online é
outro desafio aos docentes na atual pandemia. Nesse sentido, de acordo com G1,
aproximadamente 90% dos professores não possuíam experiência com aulas remotas
antes da pandemia. Desta forma, é evidente que a falta de investimentos na
preparação profissional do pedagogo danifica o ensino de crianças, jovens e adultos
em nosso país.
Portanto, é perceptível que o Brasil possui muitas dificuldades em aplicar as novas
tecnologias na educação, ainda mais em tempos de coronavírus. Logo, é necessário
que o Governo Federal, em parceria com às universidades pedagógicas, disponibilize
cursos preparatórios voltados ao ramo da informática, com o intuito de proporcionar
novos métodos para o ensino online. Também, é imprescindível que o Ministério da
Educação amplie o acesso a aulas remotas por meio de canais populares de televisão,
possibilitando que haja uma maior aproximação entre estudante e práticas didáticas.
Assim, com professores preparados e alunos conectados a experiência de ambos fará
com que a educação em nosso país melhore constantemente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada