Com base nesse cenário os estudantes juntamente com o corpo docente das escolas tiveram que se adaptar ao isolamento social, que foi uma das formas para evitar a disseminação do vírus da covid-19, começando assim as aulas remotas com material de apoio enviado pelo Estado e suporte pelos meios digitais por parte dos professores. Mas claro que essa solução não era 100% eficaz, considerando que a população brasileira é extremamente desigual economicamente, como consequência disso cerca de 55% dos alunos não tinham acesso à internet em aulas remotas segundo o IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatísticas), o que não só prejudicou muitos alunos ao retornarem presencialmente pelo conteúdo perdido mas também levou outros a desistir temporariamente e até permanentemente dos estudos.
Ademais deve ser salientado que a falta de acesso à internet não foi a única causa que levou cerca de 2 milhões de estudantes com idades entre 11 a 19 anos no Brasil a abandonar a escola. A outra possível causa de evasão escolar brasileira na pandemia foi o surto de casos de depressão ansiedade e outros problemas psicológicos por parte dos estudantes, que muitas vezes enfrentavam esses problemas sozinhos. Os que retornaram presencialmente para a escola começaram a se sentir totalmente esgotados e sob pressão, assim o Instituto Ayrton Senna com a secretaria de educação do estado de São Paulo realizou uma pesquisa entre os estudantes do estado e foi constatado que 70% de entrevistados relataram quadros de depressão ou ansiedade a partir do retorno ao ensino presencial.
Portanto é proposto uma junção do mistério da educação e ministério da saúde para criar um programa de atendimento psicológico semanal aos estudantes. Esses psicólogos serão fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), escutarão os alunos e assim entenderão as suas dificuldades de aprendizado, pressões psicológicas e seus medos que os impedem de se dedicar aos estudos. Podendo desse modo ajudá-los a amenizar os impactos da pandemia em suas vidas e consequentemente na educação brasileira, já que a mente saudável é o primeiro passo para garantir o aprendizado
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.