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Por Lari987
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#114914
Segundo Malala Yousafzai, considerada a pessoa mais jovem a ser laureada com prêmio Nobel da paz, a fórmula para mudar o mundo seria uma criança, um professor, um livro e uma caneta. Mas o que une esses elementos é a escola. Deste modo ao ser relembrado que a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) impossibilitou que crianças e jovens frequentassem presencialmente as escolas, vemos o quanto esse flagelo impactou a educação brasileira e o futuro mundial.
Com base nesse cenário os estudantes juntamente com o corpo docente das escolas tiveram que se adaptar ao isolamento social, que foi uma das formas para evitar a disseminação do vírus da covid-19, começando assim as aulas remotas com material de apoio enviado pelo Estado e suporte pelos meios digitais por parte dos professores. Mas claro que essa solução não era 100% eficaz, considerando que a população brasileira é extremamente desigual economicamente, como consequência disso cerca de 55% dos alunos não tinham acesso à internet em aulas remotas segundo o IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatísticas), o que não só prejudicou muitos alunos ao retornarem presencialmente pelo conteúdo perdido mas também levou outros a desistir temporariamente e até permanentemente dos estudos.
Ademais deve ser salientado que a falta de acesso à internet não foi a única causa que levou cerca de 2 milhões de estudantes com idades entre 11 a 19 anos no Brasil a abandonar a escola. A outra possível causa de evasão escolar brasileira na pandemia foi o surto de casos de depressão ansiedade e outros problemas psicológicos por parte dos estudantes, que muitas vezes enfrentavam esses problemas sozinhos. Os que retornaram presencialmente para a escola começaram a se sentir totalmente esgotados e sob pressão, assim o Instituto Ayrton Senna com a secretaria de educação do estado de São Paulo realizou uma pesquisa entre os estudantes do estado e foi constatado que 70% de entrevistados relataram quadros de depressão ou ansiedade a partir do retorno ao ensino presencial.
Portanto é proposto uma junção do mistério da educação e ministério da saúde para criar um programa de atendimento psicológico semanal aos estudantes. Esses psicólogos serão fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), escutarão os alunos e assim entenderão as suas dificuldades de aprendizado, pressões psicológicas e seus medos que os impedem de se dedicar aos estudos. Podendo desse modo ajudá-los a amenizar os impactos da pandemia em suas vidas e consequentemente na educação brasileira, já que a mente saudável é o primeiro passo para garantir o aprendizado
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por OlrenBeat
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#114970
NOTA FINAL 820!
Olá! Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, você aborda o tema proposto de forma clara e objetiva.

No entanto, é importante que você tome cuidado com a organização das ideias no texto. Algumas frases poderiam ser melhor articuladas para evitar repetições ou falta de conexão entre as informações apresentadas.

Além disso, em relação ao repertório sociocultural produtivo, seria interessante que você trouxesse mais exemplos concretos para ilustrar os argumentos apresentados. Isso ajudaria a enriquecer ainda mais o seu texto.

Por fim, sua proposta de intervenção é bastante pertinente e bem elaborada. No entanto, faltou mencionar qual seria o agente responsável pela execução da ação sugerida por você.

Lembre-se também de revisar atentamente sua redação antes de entregá-la na prova oficial do Enem ou em outros vestibulares/concursos públicos. Dessa forma será possível corrigir eventuais erros gramaticais e ortográficos que possam comprometer a compreensão do seu texto pelo avaliador.

Espero ter ajudado!

Sua redação possui 13 desvios!
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Por GeovanaAnt
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#115113
Segundo Malala Yousafzai, considerada a pessoa mais jovem a ser laureada com prêmio Nobel da paz, a fórmula para mudar o mundo seria uma criança, um professor, um livro e uma caneta. Mas, o que une esses elementos é a escola. Deste modo, ao ser relembrado que a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) impossibilitou que crianças e jovens frequentassem presencialmente as escolas, vemos o quanto esse flagelo impactou a educação brasileira e o futuro mundial.
comentário sobre a introdução: começou bem, pode fazer ainda 3 períodos aqui, o 1º com um recorte, um repertório, assim como tu fez, o 2º relacionando o repertório ao tema e o 3º dizendo o que tu vai fazer no restante da redação, ps sempre de acordo ao tema. ademais, só uso de vírgula q faltou.
Com base nesse cenário, os estudantes juntamente com o corpo docente das escolas tiveram que se adaptar ao isolamento social, que foi uma das formas para evitar a disseminação do vírus da covid-19, começando assim as aulas remotas com material de apoio enviado pelo Estado e suporte pelos meios digitais por parte dos professores. Mas claro que essa solução não era 100% eficaz, considerando que a população brasileira é extremamente desigual economicamente, como consequência disso cerca de 55% dos alunos não tinham acesso à internet em aulas remotas segundo o IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatísticas), o que não só prejudicou muitos alunos ao retornarem presencialmente pelo conteúdo perdido mas também levou outros a desistir temporariamente e até permanentemente dos estudos.
comentário: 1 período para ser completo não precisa ser longo. lembre-se sempre de introduzir, contextualizar e finalizar os seus parágrafos. primeiro, pega um elemento que tu citou no último período da introduzir e faz um tópico frasal dele. como assim? dentro desse tema e do modo como vc escreveu, poderia ficar --> "Com base nesse cenário, é válido ressaltar que o corpo docente das escolas brasileiras tiveram que buscar métodos de adpatção as novas configurações impostas pela pandemia de COVID-19." após isso, você poderia introduzir o dadod o IBGE e relacionar os demais elementos. por fim, finalize, use um "desta maneira ou lê-se,pois" e fale mal (kkk) isso é marca de autoria. o texto é argumentativo, o corretor precisa saber suas opniões, mesmo q não seja assinado por vc.
Ademais, deve ser salientado que a falta de acesso à internet não foi a única causa que levou cerca de 2 milhões de estudantes com idades entre 11 a 19 anos no Brasil a abandonar a escola. [ insira um conectivo] A outra possível causa de evasão escolar brasileira na pandemia foi o surto de casos de depressão ansiedade e outros problemas psicológicos por parte dos estudantes, que muitas vezes enfrentavam esses problemas sozinhos. [ insira um conectivo] Os que retornaram presencialmente para a escola começaram a se sentir totalmente esgotados e sob pressão, assim o Instituto Ayrton Senna com a secretaria de educação do estado de São Paulo realizou uma pesquisa entre os estudantes do estado e foi constatado que 70% de entrevistados relataram quadros de depressão ou ansiedade a partir do retorno ao ensino presencial.
comentário: o comentário do D1 vale para o D2 tbm
aquele "assim" poderia ser trocado por, dentro dessa lógica ou algo do tipo. o "assim" dá um outro sentido, pelo menos ao meu ver
Portanto, é proposto uma junção do mistério da educação e do ministério da saúde para criar um programa de atendimento psicológico semanal aos estudantes. Esses psicólogos serão fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), escutarão os alunos e assim entenderão as suas dificuldades de aprendizado, pressões psicológicas e seus medos que os impedem de se dedicar aos estudos. Podendo desse modo ajudá-los a amenizar os impactos da pandemia em suas vidas e consequentemente na educação brasileira, já que a mente saudável é o primeiro passo para garantir o aprendizado
comentário: nome de ministérios devem ser escritos com letra maiúsculas, evita gerúndio
é preferível que a ação seja um verbo no infinitivo, aqueles que terminam em AR, ER, IR.
pode fazer a proposta tipo assim
Portanto, cabe a ----AGENTE---- verbo AÇÃO. Isso deve acontecer, POR MEIO---- (MEIO MODO), COM (detalhamento) . Espera-se, com isso, (FINALIDADE)
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Por Lari987
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#115121
@GeovanaAnt muito obrigada pela correção. Vou continuar trabalhando nos pontos fracos falados
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