Em primeiro plano, é preciso salientar que uma das causas do cancelamento é o individualismo. Segundo Zygmunt Bauman, "Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar". Ou seja, a pós-modernidade é marcada pela vulnerabilidade de um mundo repleto de sinais confusos, propensos a mudar com rapidez e de forma imprevisível, fazendo a sociedade ser fortemente influenciada pelo individualismo tornando-se um empecilho para sua resolução.
Em segundo plano, outra causa é a má influência midiática. De acordo com Pierre Bourdieu, "Aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica". Isso mostra que as mídias, em vez de debater o cancelamento na a internet para elevar o conhecimento da população fazem o contrário gerando uma falta de conhecimento dos efeitos e causas desta problemática. Dessa forma, é necessário debater esse tema para reverter essa situação.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Portanto, é preciso intervir sobre o tema. Para isso, o Ministério da Educação, em parceria com as mídias devem desenvolver projetos, por meio de ações que revertam a má influência das mídias sobre a cultura do cancelamento, a fim de que mais pessoas compreendam essa questão. Tais ações devem ocorrer nas redes sociais. Outrossim, é necessário que as instituições de ensino alertem sobre as consequências do cancelamento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.