Em primazia, cabe pontuar que, o descaso vindo dos governadores perante a esta circunstância é nítida. Por esse viés, as queimadas - uma prática cometida, principalmente, em florestas e matas. - ainda são comuns, contudo, não há um impasse produzido pelo governo sob esta ação, ocasionando sentimento de liberdade entre os donos de terras, para usarem este ato como uma opção mais rápida e barata para limpar seus terrenos. Além disso, as chances do fogo descontrolar-se é grande. Pode-se mencionar, por exemplo, o que aconteceu no Pantanal, habitats naturais destruídos e espécies em risco de extinção, foram o que restaram após as chamas se espalharem.
Ademais, a qualidade de vida das próximas gerações está sendo comprometida. Isto porque, o relógio clima, localizado na China, aponta que os problemas climáticos deverá ser melhorado em apenas 7 anos. Diante deste fato, caso a adversidade não seja resolvida, recursos importantes para a sobrevivência ficarão escassos. Logo, resultando em uma expectativa de vida menor e contribuindo para uma nova sociedade desesperançosa.
Portanto, é de suma importância amenizar os prejuízos causados no cenário ambiental. Para que a situação seja controlada, antes que cause danos irreversíveis, urge que o poder legislativo foque em proteger a fauna e flora brasileira, por meio de leis contra as queimadas, condenando aqueles que cometer tal ação ilícita. Logo, a problemática envolvendo o meio-ambiente será vista como algo sério e de extrema importância, criando consciência à sociedade. Assim, o futuro será mais agradável, deixando a situação vivida pelos personagens da obra cinematografica, já citada, apenas no mundo fictício.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.