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Por alunacansada
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#120642
O filme “Rio 2” mostra a jornada de uma família até a Amazônia, e ao chegarem lá, a narrativa aborda o desmatamento desenfreado da floresta. Assim, os pesquisadores, Linda e Túlio se empenham em salvar a floresta da imprudência humana, que gera devastação ambiental e social decorrente a exploração ilegal na região. Embora ficcional, pode-se estabelecer um paralelo entre a obra audiovisual e a realidade brasileira contemporânea, visto que, na atualidade, há a mesma problemática ambiental na Amazônia presente na animação. Dessa forma, urge analisar, não só a exploração de bens naturais, como também as falhas estatais para que a problemática seja mitigada.

Primeiramente, é necessário problematizar o efeito que, a exploração de bens naturais promove na sociedade. De acordo com dados de uma, pesquisa realizada ,em 2021 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a exploração na Amazônia resultou na perda de uma área equivalente a cerca de 40,5 mil campos de futebol. Partindo desse pressuposto, esse desmatamento, predominantemente causado pela atividade mineradora, registrou níveis alarmantes, adentrando inclusive em áreas de conservação, gerando extinção de milhares de espécies de plantas e animais únicos. Dessa forma, devido à exploração ilegalmente desenfreada, a problemática se mantém no Brasil.

Ademais, convém destacar as falhas estatais. A esse respeito, John Rawls, na teoria do Pacto Social, enfatizou o Estado como mantenedor do bem-estar coletivo. Contudo, os impactos nas comunidades ameríndias brasileiras contrastam com a tese do autor, uma vez que o governo do Brasil parece não se preocupar com o enredo, tendo em vista a persistente negligência com relação à proteção de seus territórios, a falta de políticas públicas adequadas para sua preservação cultural e a ausência de garantia de seus direitos territoriais. Com isso, é inadmissível a inoperância das esferas de poder no que tange à mitigação do viés.

Portanto, medidas exequíveis, são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira contemporânea. Dessarte, com o intuito de mitigar a devastação ambiental e social no Brasil decorrente da exploração ilegal na Amazônia, cabe ao Poder Executivo Federal por intermédio do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança de Clima, mover instituições internacionais, como a ONU, juntamente as organizações como a União Europeia e o BRICS, pensar em políticas públicas de regulamentação sobre a utilização dos recursos naturais, além de desenvolver medidas punitivas aplicáveis a empresas ou Estados responsáveis por acidentes. Assim, com a conjuntura de tais ações, deixará a situação vivida pelos personagens da obra cinematográfica, já citada, apenas no mundo fictício.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por gabrielromao
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#121049
redação do red1000 ne? kkkkk
olha, sua redação ta boa, mas tem erros de português, e eu achei que tinham muitas frases cheias de substantivos, o que torna seu texto confuso. e sua conclusão, apesar de ter todos os elementos, não é pertinente aos argumentos suprecitados.
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