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Por gabrielromao
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#121046
A Amazônia é a área biogeográfica mais diversa e a maior floresta tropical do planeta, ocupando mais da metade do território brasileiro. Entretanto, apesar de sua importância ambiental, política e social, o bioma enfrenta desde o Período Colonial nocivas devastações de sua fauna e flora, as quais decorrem da ilegalidade. Dessa maneira, dentre tantos os entraves que perpetuam a chaga, destaca-se a ganância dos exploradores e a ineficácia legislativa ambiental no Brasil.

De início, é válido observar que desde a chegada portuguesa ao nordeste brasileiro, no séc VX, a expropriação da mata ocorre. Percebe-se, por exemplo, que o nome "Brasil" advém da quase extinta árvore do Pau-Brasil que foi explorada de forma predatória por décadas com o único fito de ser mercantilizada. Esse cenário histórico ainda se perpetua na Grande Floresta, sendo o garimpo, grilagem, especulação fundiária e biopirataria comuns em toda Amazônia, o que traz diversos problemas tanto para as populações indígenas e ribeirinhas quanto para a biodiversidade local. Logo, é nítido que a exploração ilegal deve ser combatida.

Ademais, outro fator que ascende a problemática é o mau funcionamento das regulamentações ambientais. Nessa perspectiva, é possível citar que a SUDAM(Superintendência de Urbanização e Desenvolvimento da Amazônia), foi um departamento governamental que possuía o objetivo de integrar e fiscalizar todo território da Amazônia Legal, mediante a utilização de satélites. Contudo, mesmo a proposta tendo alcançado seus interesses inicialmente, os problemas causados antropicamente ainda persistem, sendo a exploração ilegal presente independente das legislações. Desse modo, a floresta urge de medidas eficazes que mitiguem a chaga.

Portanto, deve-se haver medidas públicas que erradiquem as ilegalidades no Bioma. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente deve institucionalizar e expandir os agentes do IBAMA(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) por meio da contratação dos agentes de fiscalização como, por exemplo, biólogos e policiais, com o fito de mitigar as ilegalidades como garimpo e desmatamento. Além disso, o Ministério dos Povos Originários deve mapear as reservas indígenas e quilombolas, mediante a utilização de satélites e radares, com o objetivo de garantir a segurança física e biológica desses, afinal, por serem afastados das metrópoles, não possuem anticorpos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Myllene02
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#121255
Você escreve bem e entendeu direitinho o tema!(C1 e C2)
- Só notei uma coisa:
"...com o objetivo de garantir a segurança física e biológica desses, afinal, por serem afastados das metrópoles, não possuem anticorpos."

- Essa parte ficaria melhor se tirasse o "afinal" e colocasse "... física e biológica desses que, por viverem/morarem afastados das metrópoles, não possuem anticorpos.".

C3 - O principal objetivo da argumentação (parágrafos 2 e 3) é convencer quem está lendo, então é preciso que escreva com detalhes a causa, como ela ocorre e a conclusão/consequência.
- No início do 2 parágrafo, faltou o tópico frasal, como fpi feito no parágrafo 3.

C4 - Faltou organizar melhor os períodos das argumentações, elas tem que ter início, meio e fim.

C5 - Não notei erros.

Dica: ler redações nota mil e observá-las pode ajudar.

Não sou profissional mas espero ter ajudado, bye! ❤

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" - Leonardo da Vinci
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