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Por pattmed85
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Na obra "Utopia", do autor inglês Thomas More, a sociedade é descrita como perfeita e ausente de conflitos. Contudo, tal narrativa se difere da realidade, uma vez que a situação ambiental no Brasil vem sendo deturpada pelo homem dia após dia. Diante disso, faz-se necessário medidas para acabar com a exploração madeireira ilegal que gera, consequentemente, graves alterações no eixo ecológico brasileiro.
A princípio, convém enfatizar que a extração não legalizada está entre as principais causas da destruição ecossistêmica na Amazônia. Nessa óptica, durante a colonização de 1500, os portugueses praticavam a extração do "Pau-Brasil" sem o consentimento direto dos nativos. De maneira análoga, é visto então que a devastação ambiental não é um acontecimento da atualidade. Dessa forma, é imprescindível que não hajam ações para evitar que civilizações indígenas e animais silvestres tenham seu habitat destruído de forma vândala e ilegal.
Ademais, as mudanças no nicho ambiental é mais um dos fatores que acarretam na problemática. Nesse contexto, pesquisas apontam que algumas áreas do Brasil sofreram alterações climáticas severas. Sob essa perspectiva, vê-se que essas mutações se dão devido a desestabilização no meio ecológico. Logo, o desmatamento está diretamente ligado com as mudanças climáticas anormais.
Portanto, medidas devem ser tomadas para amenizar o quadro atual. Sendo assim, o governo deve implantar leis ambientais mais rígidas e uma fiscalização eficaz, de modo que o desmatamento ilegal seja extinguido por completo, a fim de fornecer segurança para povos indígenas e paz para todo o nicho ecológico amazônico. Por fim, é evidente que o ponto de vista de Thomas More em "Utopia" não condiz com o mundo real, afinal, não existe uma sociedade perfeita.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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