De início, é válido observar que desde a chegada portuguesa ao nordeste brasileiro, no séc VX, a expropriação da mata ocorre. Percebe-se, por exemplo, que o nome "Brasil" advém da quase extinta árvore do Pau-Brasil que foi explorada de forma predatória por décadas com o único fito de ser mercantilizada. Esse cenário histórico ainda se perpetua na Grande Floresta, sendo o garimpo, grilagem, especulação fundiária e biopirataria comuns em toda Amazônia, o que traz diversos problemas tanto para as populações indígenas e ribeirinhas quanto para a biodiversidade local. Logo, é nítido que a exploração ilegal deve ser combatida.
Ademais, outro fator que ascende a problemática é o mau funcionamento das regulamentações ambientais. Nessa perspectiva, é possível citar que a SUDAM(Superintendência de Urbanização e Desenvolvimento da Amazônia), foi um departamento governamental que possuía o objetivo de integrar e fiscalizar todo território da Amazônia Legal, mediante a utilização de satélites. Contudo, mesmo a proposta tendo alcançado seus interesses inicialmente, os problemas causados antropicamente ainda persistem, sendo a exploração ilegal presente independente das legislações. Desse modo, a floresta urge de medidas eficazes que mitiguem a chaga.
Portanto, deve-se haver medidas públicas que erradiquem as ilegalidades no Bioma. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente deve institucionalizar e expandir os agentes do IBAMA(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) por meio da contratação dos agentes de fiscalização como, por exemplo, biólogos e policiais, com o fito de mitigar as ilegalidades como garimpo e desmatamento. Além disso, o Ministério dos Povos Originários deve mapear as reservas indígenas e quilombolas, mediante a utilização de satélites e radares, com o objetivo de garantir a segurança física e biológica desses, afinal, por serem afastados das metrópoles, não possuem anticorpos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.