O filme ‘’A Menina que Roubava Livros’’ retrata a história da jovem Liesel Meminger, que é introduzida no âmbito literário através do estímulo e auxílio do seu pai e, a partir disso, as obras se tornam o seu refúgio do cenário violento da Alemanha Nazista. De maneira análoga, é fundamental que a leitura seja iniciada no meio familiar, dado que tal ato proporciona não somente um momento de interação o entre pais e filhos, como também a formação íntegra do indivíduo. Nesse contexto, o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas é favorecido mediante a literacia parental, contudo, a escassez de tempo na vida moderna impede o exercício pleno dessa ação, resultando em um panorama problemático a ser liquidado.
Em primeira análise, cabe pontuar que o hábito de ler possibilita o progresso da capacidade comunicativa, a construção do senso crítico e fomenta a atividade racional. De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, a família constitui a instituição social primária, sendo, portanto, responsável pela modulação dos valores e práticas seguidos pelo sujeito. Sob esse viés, é possível constatar que o contato com conteúdos textuais desde a infância, realizado como uma atividade frequente na esfera domiciliar, permite que seja um feito comum incorporado durante toda a vivência do ser e, somado a isso, o conhecimento de diversas narrativas contribua para reflexão e percepção construtiva e fundamentada sobre diferentes conjunturas que permeiam sua realidade. Sendo assim, essa experiência promove também a ampliação linguística, fato decorrente da potencialização dos estímulos mentais de associação e atenção, determinando uma interlocução clara e vocabulário amplo, pontos vantajosos para durante o processo educacional. Perante isso, entende-se a importância do exercício leitor.
Em segunda análise, vale ressaltar que, entretanto, na contemporaneidade o período de convívio se tornou diminuto em função da alta exigência produtiva estabelecida. Dessa forma, segundo o conceito de ‘’Racionalização do Mundo’’ do sociólogo Max Weber, os aspectos pragmáticos da atualidade, como o trabalho, são valorizados em relação aos elementos não formais do cotidiano. À vista disso, denota-se que essa supervalorização da vida profissional distancia, na maioria das vezes, pais e filhos, reduzindo a execução de práticas conjuntas, a exemplo da literacia. Com efeito, a influência parental no letramento da criança e do adolescente, tal qual abordada no longa-metragem anteriormente citado, não é efetivada e, posto isso, favorece-se, em muitos casos, um atraso na competência alfabética e interpretativa derivado dessa falta de direcionamento dos genitores e parentes a incitação ao consumo de livros a esses indivíduos. Por conseguinte, apreende-se o quanto a participação ativa dos responsáveis na educação é primordial.
Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para motivar a leitura coletiva na esfera familiar. Desse modo, para reverter os impedimentos, urge que o Ministério da Educação elabore e divulgue nas mídias digitais um acerco gratuito de livros, audiolivros e contos, especificamente de pequena extensão e de temáticas diversas e inteligíveis, por meio do vínculo com editoras e do investimento governamental em propagandas online, a fim de que os textos se adequem ao curto tempo disponível no cotidiano e o acesso seja compartilhado e difundido. Dessarte, a organização social elementar proposta por Durkheim atuará diligentemente.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.