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#45449
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA LITERACIA FAMILIAR EM DEBATE NO BRASIL.



O filme ‘’A Menina que Roubava Livros’’ retrata a história da jovem Liesel Meminger, que é introduzida no âmbito literário através do estímulo e auxílio do seu pai e, a partir disso, as obras se tornam o seu refúgio do cenário violento da Alemanha Nazista. De maneira análoga, é fundamental que a leitura seja iniciada no meio familiar, dado que tal ato proporciona não somente um momento de interação o entre pais e filhos, como também a formação íntegra do indivíduo. Nesse contexto, o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas é favorecido mediante a literacia parental, contudo, a escassez de tempo na vida moderna impede o exercício pleno dessa ação, resultando em um panorama problemático a ser liquidado.

Em primeira análise, cabe pontuar que o hábito de ler possibilita o progresso da capacidade comunicativa, a construção do senso crítico e fomenta a atividade racional. De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, a família constitui a instituição social primária, sendo, portanto, responsável pela modulação dos valores e práticas seguidos pelo sujeito. Sob esse viés, é possível constatar que o contato com conteúdos textuais desde a infância, realizado como uma atividade frequente na esfera domiciliar, permite que seja um feito comum incorporado durante toda a vivência do ser e, somado a isso, o conhecimento de diversas narrativas contribua para reflexão e percepção construtiva e fundamentada sobre diferentes conjunturas que permeiam sua realidade. Sendo assim, essa experiência promove também a ampliação linguística, fato decorrente da potencialização dos estímulos mentais de associação e atenção, determinando uma interlocução clara e vocabulário amplo, pontos vantajosos para durante o processo educacional. Perante isso, entende-se a importância do exercício leitor.

Em segunda análise, vale ressaltar que, entretanto, na contemporaneidade o período de convívio se tornou diminuto em função da alta exigência produtiva estabelecida. Dessa forma, segundo o conceito de ‘’Racionalização do Mundo’’ do sociólogo Max Weber, os aspectos pragmáticos da atualidade, como o trabalho, são valorizados em relação aos elementos não formais do cotidiano. À vista disso, denota-se que essa supervalorização da vida profissional distancia, na maioria das vezes, pais e filhos, reduzindo a execução de práticas conjuntas, a exemplo da literacia. Com efeito, a influência parental no letramento da criança e do adolescente, tal qual abordada no longa-metragem anteriormente citado, não é efetivada e, posto isso, favorece-se, em muitos casos, um atraso na competência alfabética e interpretativa derivado dessa falta de direcionamento dos genitores e parentes a incitação ao consumo de livros a esses indivíduos. Por conseguinte, apreende-se o quanto a participação ativa dos responsáveis na educação é primordial.

Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para motivar a leitura coletiva na esfera familiar. Desse modo, para reverter os impedimentos, urge que o Ministério da Educação elabore e divulgue nas mídias digitais um acerco gratuito de livros, audiolivros e contos, especificamente de pequena extensão e de temáticas diversas e inteligíveis, por meio do vínculo com editoras e do investimento governamental em propagandas online, a fim de que os textos se adequem ao curto tempo disponível no cotidiano e o acesso seja compartilhado e difundido. Dessarte, a organização social elementar proposta por Durkheim atuará diligentemente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#45470
@bylaabs, oi!

Em primeira análise, cabe pontuar que o hábito de ler possibilita o progresso da capacidade comunicativa, a construção do senso crítico e fomenta a atividade racional. De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, a família constitui a instituição social primária, sendo, portanto, responsável pela modulação dos valores e práticas seguidos pelo sujeito. Sob esse viés, é possível constatar que o contato com conteúdos textuais desde a infância, realizado como uma atividade frequente na esfera domiciliar, permite que seja um feito comum incorporado durante toda a vivência do ser e, somado a isso, o conhecimento de diversas narrativas contribua para reflexão e percepção construtiva e fundamentada sobre diferentes conjunturas que permeiam sua realidade. Sendo assim, essa experiência promove também a ampliação linguística, fato decorrente da potencialização dos estímulos mentais de associação e atenção, determinando uma interlocução clara e vocabulário amplo, pontos vantajosos para durante o processo educacional. Perante isso, entende-se a importância do exercício leitor.

Se atente a essas repetições. Bom, não tenho o que falar da sua redação, eu a achei perfeita! Não encontrei nenhum erro ou falha na lógica argumentativa. No entanto, peço que aguarde a correção de outro usuário, pois não sou profissional e posso estar equivocada :lol:
É isso, a sua redação está maravilhosa! Parabéns! :D
#45474
@Jeniffeeee, Nessa redação tive muita dificuldade na questão de não repetir palavras :/, quando pensei em um sinônimo para atividade vinha na cabeça ''ação, ato, exercício'' mas tudo isso eu também já tinha usado kkkk. Esse segundo ''durante'' eu esqueci de tirar quando fui passar para o word :// foi vacilo mesmo, mas as repetições só tiram pontos a partir de 3 né? Obrigada pela correção <3 Vou tentar melhorar na próxima.
#45478
bylaabs escreveu:@Jeniffeeee, Nessa redação tive muita dificuldade na questão de não repetir palavras :/, quando pensei em um sinônimo para atividade vinha na cabeça ''ação, ato, exercício'' mas tudo isso eu também já tinha usado kkkk. Esse segundo ''durante'' eu esqueci de tirar quando fui passar para o word :// foi vacilo mesmo, mas as repetições só tiram pontos a partir de 3 né? Obrigada pela correção <3 Vou tentar melhorar na próxima.
Talvez a dificuldade seja porque o seu D1 e D2 ficaram muito grandes, mas de qualquer maneira você não repetiu muito e creio que só essas não te tira pontos ;)

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