Produzido pela Netflix, o documentário "Pandemia" expõe as dificuldades da vacinação. Analogamente, fora da ficção, os impasses também ocorrem. Nesse contexto, a propagação de informações equivocadas é uma de suas causas, tendo mortes como principal consequência.
Em primeiro lugar, a difusão de "fake news" é cada vez mais recorrente. Assim, destaca-se a "Revolta da Vacina", movimento que ocorreu no Rio de Janeiro, caracterizado pelo ideal opositor a vacinação e motivado por crenças sem nenhum respaldo científico. Isto é, a falta de instrução básica é o fator catalisador da facilidade em que as pessoas são manipuladas.
Posteriormente, de acordo com os fatos, mortes se tornam inevitáveis. Consequentemente, os movimentos antivacina afetam todo o resto da sociedade, criando possíveis vetores de doenças. A menos que, o país esteja preparado, o nível de contágio pode sobrecarregar o sistema de saúde — fato acontecido em Manaus durante a pandemia de Coronavírus —, ocasionando mortes em massa.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução da problemática. Nesse sentido, o Ministério da Saúde deve criar um programa de conscientização chamado de "Saúde contra fake news", que será executado por meio de palestras administradas por profissionais da saúde, dando oportunidades também aos universitários, com a finalidade de facilitar a aceitação da vacinação pela sociedade. Desta maneira, movimentos como a "Revolta da Vacina" serão evitados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.