Em primeiro lugar, a falta de informação pode ser um dos diversos motivos da repulsa pela vacinação no Brasil. Isso porque, o acesso facilitado a notícias falsas e o precário conhecimento sobre a importância induz o sentimento de medo, fazendo com que a população sinta-se insegura. Segundo o médico Artur Oliveira Mendes, cooperado da UNIMED (União dos Médicos) de Belo Horizonte, especialista em Medicina da Família e Comunidade, em entrevista para o site jornalístico denominado "G1", a propagação de conteúdo não verdadeiro pelo movimento antivacina faz surgir desconfiança na atuação da vacina nas pessoas que leem, levando muitas a não procurarem proteção. Nesse viés, é perceptível como o compartilhamento de assuntos não confiáveis interfere na vida populacional.
Consequentemente, a baixa cobertura vacinal pode ser reflexo da atuação desses movimentos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no ano de 2021, menos de 59% dos cidadãos foram imunizados e a meta é de 95% para ser atingida. Nessa perspectiva, observa-se que a população está procurando menos resguardar a saúde e por esse motivo, doenças que antes estavam erradicadas estão voltando a acometer os indivíduos. Desse modo, faz-se importante ações para reverter a diminuição da vacinação no Brasil.
Portanto, as notícias adversas são capazes de influenciar na diminuta cobertura vacinal. Para mudar essa realidade, é válido que o Ministério da Saúde, responsável por criar política nacional voltada a saúde, em parceria com a mídia, elabore projetos por meio de campanhas publicitárias educacionais de maneira ativa, a fim de informar com mais detalhes sobre a importância da imunização para a saúde populacional. Assim, garante condições melhores de vida para as pessoas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada