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#43319
TEMA: Impactos do movimento antivacina á saúde

Produzido pela Netflix, o documentário "Pandemia" expõe as dificuldades da vacinação. Analogamente, fora da ficção, os impasses também ocorrem. Nesse contexto, a propagação de informações equivocadas é uma de suas causas, tendo mortes como principal consequência.

Em primeiro lugar, a difusão de "fake news" é cada vez mais recorrente. Assim, destaca-se a "Revolta da Vacina", movimento que ocorreu no Rio de Janeiro, caracterizado pelo ideal opositor a vacinação e motivado por crenças sem nenhum respaldo científico. Isto é, a falta de instrução básica é o fator catalisador da facilidade em que as pessoas são manipuladas.

Posteriormente, de acordo com os fatos, mortes se tornam inevitáveis. Consequentemente, os movimentos antivacina afetam todo o resto da sociedade, criando possíveis vetores de doenças. A menos que, o país esteja preparado, o nível de contágio pode sobrecarregar o sistema de saúde — fato acontecido em Manaus durante a pandemia de Coronavírus —, ocasionando mortes em massa.

Portanto, medidas são necessárias para a resolução da problemática. Nesse sentido, o Ministério da Saúde deve criar um programa de conscientização chamado de "Saúde contra fake news", que será executado por meio de palestras administradas por profissionais da saúde, dando oportunidades também aos universitários, com a finalidade de facilitar a aceitação da vacinação pela sociedade. Desta maneira, movimentos como a "Revolta da Vacina" serão evitados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#43350
@Guetto

Erros
Correção dos erros
Comentários
Os 5 elementos
Outras observações

Introdução
Produzido pela Netflix, o documentário "Pandemia" expõe as dificuldades da vacinação. Analogamente, fora da ficção, os impasses também ocorrem. Nesse contexto, a propagação de informações equivocadas é uma de suas causas, tendo mortes como principal consequência.
:arrow: O conectivo "fora da ficção" nesse contexto não é o mais adequado, pois está se tratando de um documentário e documentários são normalmente produzidos por meio de fatos reais. Além disso, senti falta da problematização inserindo a temática na sociedade!

Desenvolvimento 1
Em primeiro lugar, a difusão de "fake news" é cada vez mais recorrente. Assim, destaca-se a "Revolta da Vacina", movimento que ocorreu no Rio de Janeiro, caracterizado pelo ideal opositor a vacinação e motivado por crenças sem nenhum respaldo científico. Isto é, a falta de instrução básica é o fator catalisador da facilidade em que as pessoas são manipuladas.
:arrow: Seu repertório poderia ser mais conectado e mais produtivo. Sua argumentação foi muito rasa!

Desenvolvimento 2
Posteriormente, de acordo com os fatos, mortes se tornam inevitáveis. Consequentemente, os movimentos antivacina afetam todo o resto da sociedade, criando possíveis vetores de doenças. A menos que, o país esteja preparado, o nível de contágio pode sobrecarregar o sistema de saúde — fato acontecido em Manaus durante a pandemia de Coronavírus —, ocasionando mortes em massa.
:arrow: Não é bacana inserir o repertório no final do parágrafo, coloque-o após o tópico frasal e argumente o resto do parágrafo.

Conclusão
Portanto, medidas são necessárias para a resolução da problemática. Nesse sentido, o Ministério da Saúde (agente) deve criar um programa de conscientização chamado de "Saúde contra fake news" (ação), que será executado por meio de palestras administradas por profissionais da saúde (meio/modo), dando oportunidades também aos universitários, com a finalidade de facilitar a aceitação da vacinação pela sociedade (efeito/finalidade). Desta maneira, movimentos como a "Revolta da Vacina" serão evitados.
:arrow: Sua proposta está incompleta, pois falta o detalhamento!

Seu texto peca na C1, pois não chega ao nível 5 - 200 pontos, poderia usar orações mais complexas. Na C2, peca por não usar repertórios tão pertinentes e proveitosos. Na C3, pela argumentação rasa. Na C4, por ausência de alguns conectivos. Na C5, pela falta de um elemento... bons estudos!
#43411
@Guetto, como a Ash já fez ótimos comentários eu irei apenas falar (ou digitar heuheu) mais algumas coisas.

INTRODUÇÃO
:arrow: Poderia ter relacionado melhor,feito uma melhor contextualização. Que dificuldades o documentário expõe? Quais são esses impasses?

DESENVOLVIMENTO
D1 :arrow: Muito expositivo e sem nenhuma argumentação. Procure relacionar o repertório com a realidade, qual é o impacto disso na saúde? O seu D1 fugiu um pouco do tema.

D2 :arrow: Procure seguir a estrutuda do desenvolvimento, ela é muito importante! Coloque o repertório no início e desenvolva depois. A sua argumentação ficou muito superficial e mal relacionada.

CONCLUSÃO
:arrow: Como as palestras irão funcionar? Esse seria um bom detalhamento.

Recomendo que se atente à estrutura da redação ENEM, pois é isso que te falta. Veja alguns vídeos no youtube, pode te ajudar.
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