Inicialmente é importante destacar o quanto movimentos antivacinas têm tomado espaço no cenário nacional. Segundo Oscar Wilde, “a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”, tal afirmação reflete diretamente no descaso governamental e da própria população acerca de informações falsas facilmente espalhadas. Exemplo disso é evidenciado em dados que apontam o retorno de doenças anteriormente combatidas em cenário nacional, como sarampo e a poliomielite, comprovando que tal negligencia impacta somente um indivíduo, mas também a saúde pública em sua totalidade.
Ademais, em conjunto a esse cenário é percebido a falta de acesso às vacinas por uma parte mais carente da população. De acordo com Tomas de Aquino, "em uma sociedade democrática todos têm direito e deveres que devem ser garantidos pelo estado". Contudo, é notório que nem todas as campanhas de vacinação atingem as massas mais marginalizadas, tal cenário sendo ainda mais contribuinte para o declínio da saúde dessas localidades.
Diante do exposto urge ao governo medidas para alteração desse cenário. Desse modo cabe ao Ministério da Educação junto ao Ministério da Saúde promover palestras educativas e atividades nas escolas por meio da presença de profissionais da saúde, visando frisar a importância da vacinação e assim combater a circulação de informações falsas desde cedo. Cabe também ao governo investir mais nas propagandas voltadas para campanhas de vacinação, assim como o desenvolvimento de projetos que visem cada vez mais a presença de profissionais de saúde a locais mais carentes e consequentemente o acesso dessas pessoas às vacinas, para que dessa forma a vacinação se torne um direto comum, e não um estigma de difícil acesso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.