Nesse contexto, é válido analisar a quantidade de pessoas que se mostram estar abertas para adotar jovens com mais de quatro anos. Dados do CNA - Cadastro Nacional de Adoção - revelam que somente em 2019, 46% dos pretendentes mostravam-se interessados em adotar jovens com mais de 5 anos, porém, nota-se também que a maioria ainda prefere jovens abaixo de tal faixa etária. Dentro desse contexto, vale mencionar que a maior parte das crianças não se encaixa no perfil exigido pela maioria dos pretendentes, isso segundo dados do CNA, que afirma que 76% das crianças têm mais de 5 anos.
Somado a isso, verifica-se também a busca pela adoção de somente uma criança, segundo dados do CNA, somente 17,5% dos pretendentes estão dispostos a adotar mais de uma criança de uma única vez, paralelamente, também de acordo com o CNA, 76,87% dos jovens possuem. Tal situação é ainda mais agravada pelo fato de que são raros os casos em que os juizados escolhem separar os irmãos. Sendo assim, a pouca disponibilidade para adotar mais de uma criança e irmãos configura um grande obstáculo na realidade brasileira.
Em suma, conclui-se que o perfil idealizado pelos pretendentes à adoção está muito distante do existente na realidade, o que causa uma redução na quantidade de jovens adotados. Para que essa situação seja revertida, é fulcral a atuação do Cadastro Nacional de Adoção, incentivando a adoção de jovens acima de 5 anos, tendo em vista que a busca por jovens nessa faixa etária é reduzida, isso, através do concedimento de prioriedade àqueles que buscam adotar jovens nessa faixa etária. Além disso, cabe à sociedade estimular a adoção de irmãos, isso por meio de palestras e propagandas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.