Avatar do usuário
Por claracather4
Quantidade de postagens
#117005
Sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem os mesmos direitos e importância. Entretanto, percebe-se que, no Brasil, crianças e adolescentes a espera por adoção compõem um grupo altamente desfavorecido no tocante processo de integração social visto que, o país enfrenta vários desafios para promover a cultura de adoção. Nesse contexto, esse fato é causado pela manutenção de uma sociedade excludente intrinsecamente ligada a falha legislativa.
A princípio, a exclusão social é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. De acordo com a antropóloga Lilia Schwacz, desde a independência do Brasil, não há um ideal coletivo, ou seja, uma "nação" consolidada, ao invés de, meramente, um "estado". Nessa perspectiva, observa-se que há no território estruturas de exclusão que se ocultam em critérios de adoção para melhor adaptação daquele que é adotado, mas que mantém crianças e adolescentes cada vez mais vulneráveis. É inegável o quanto as exigências para a adoção frustrar as crianças, tal como a baixa idade, pois, ao atingir a maioridade, estes são excluídos dos serviços de acolhimento sem nenhum apoio, ficando propícios ao crime, drogas e rua.
Ademais, é nítido que os desafios em promover a cultura de adoção no país advém da insuficiência legislativa. A Constituição Federal de 1988 busca garantir a integridade e proteção dos seres vivos. No entanto, essa legislação não tem sido benéfica no que tange a questão de adoção no Brasil, uma vez que, A burocracia extremamente longa faz com que o processo dura mais que o previsto em lei o que gera problemas que não vão a favor da integração desses indivíduos, a exemplo, exaustão e desse interesse na aqueles que pretendem adotar além de causar desgastes psicológicos nas crianças.
Portanto, esse obstáculos que impedem a adoção no Brasil devem ser resolvidos. Para isso, o poder executivo - na esfera federal - deve criar programas sociais para estimular e preparar jovens autônomos. Tal ação ocorrerá por meio de um projeto nacional de garantia a escolarização técnica e bolsas de estágios remunerados para todos os jovens, além de tornar obrigatório a instalação de repúblicas de abrigo em todos os municípios brasileiros, afim de diminuir a população de rua e do sistema prisional, bem como, formar cidadãos integrados e capacitados para atuar na sociedade usufruindo dos seus devidos direitos e importância.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
127 Exibições
por Nicoli9173
0 Respostas 
145 Exibições
por Nycoleeee
0 Respostas 
64 Exibições
por victoria645
0 Respostas 
85 Exibições
por lolykevin
1 Respostas 
97 Exibições
por ElCarecon
0 Respostas 
55 Exibições
por AnaCarol18
1 Respostas 
84 Exibições
por Dacar
0 Respostas 
55 Exibições
por Hellenara
0 Respostas 
46 Exibições
por Hellenara
4 Respostas 
207 Exibições
por Casey12
meio ambiente de belágua

Olá, renata03! Obrigado por enviar seu text[…]

Olá, irissumie! Obrigado por enviar seu te[…]

Segunda redação

Nicky7 , fluttershy lais458 Deivson123 Max[…]

Olá, Silvest! Obrigado por enviar sua reda&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM