⠀⠀⠀Em uma primeira análise, é sabido por todos os números de séries e filme que abordam o fumo do tabaco como algo legal e na moda, principalmente para o público adolescente. Além disso, a mídia conta com o apoio dos fabricantes para destilar o mesmo, mediante aos lucros. Ademais é notória também as tribulações enfrentadas para larga-ló, como é mostrado na série; Chandler precisa lutar contra a vontade e os sintomas da abstinência.
⠀⠀⠀⠀Em suma, a mídia, os fabricantes e afins devem conscientizar os demais, não apenas com o pensamento de que uma imagem atrás do produto irá acordar a população fumante. Nesse sentido devem ser criados programas, como por exemplo o "Não cometa suicídio", palestras educativas e programas interativos de lazer, afim de proporcionar mais do que o vício e auxiliar na ociosidade contra o velho costume e também palestras de conscientização como forma de prevenção.
⠀⠀⠀⠀⠀ Destarte, é necessário ser firmado um acordo com as emissoras de TV para que os programas não influenciem negativamente às pessoas, nem ameace a saúde dos cidadãos. Tendo em vista que situações como essa da série requerem mais cuidado ao serem abordada, uma vez que, casos como o de Chandler estão longe de ficarem apenas na ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 113
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 93
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.