Nesse viés, é de suma importância, a princípio, destacar a falha do estado como um impasse para mitigar a problemática do tabagismo no Brasil. A vista disso, cabe ressaltar que a Constituição Federal- lei maior que rege a sociedade-, promulgada em 1988, tem como um dos seus objetivos dispor ao corpo social o direito básico à saúde. Logo, não é lógico que, em um país autodeclarado desenvolvido, a saúde seja colocada em segundo plano pelo Estado, uma vez que o descompromisso por parte desse órgão governamental impõe limites ao acesso básico a saúde, o que leva uma expoente parcela do tecido civil a um estado de vulnerabilidade e deplorável de saúde. Percebe- se, dessa maneira, que o descompromisso dos governantes impulsiona a resolução dos desafios para combater o tabagismo.
Nota-se, ademais, que a lacuna educacional é outra motivação para manutenção do problema. Nessa mesma perspectiva, o renomado filósofo inglês Francis Bacon postula que: " o conhecimento é, em si mesmo, um poder." Apesar disso, observa-se que a escola, hodiernamente, aborda conteúdos técnicos e tradicionalista, deixando de lado o aspecto social, bem como temas que atravessam a subjetividade humana de cada discente. Com isso, a escola dispõe de determinantes limitadores da propagação de conhecimento necessário. A partir disso, pode-se idealizar estratégias compensatórias para o impasse.
É preciso, dessa forma, superar a gênese do tabagismo. Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde orientar a população quanto a prevenção do tabagismo, por meio da elaboração de uma política pública voltada para a assistência a saúde da população, incubido de adotar medidas de proteção a saúde da população, a fim de propiciar uma vida digna a população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.