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Por Cesar98
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Balança da Segurança Pública

No Brasil, desde 2020, câmeras são usadas em fardas de polícias em decorrência do aumento contínuo de mortes em intervenções. Em virtude disso, a violência e o abuso de autoridade reduziram consideravelmente, separando o bom policial do ruim. No entanto, também houve redução da ação policial devido ao medo de incriminações contra policiais dada fragilidade da retaguarda legal aos agentes.

Em primeiro plano, o uso de câmeras favoreceu os princípios da transparência e da responsabilidade, uma vez que a ação policial é registrada e disponibilizada para a corporação e em processos administrativos. Deste modo, garante-se que os envolvidos nos conflitos sejam devidamente responsabilizados.

Em segundo plano, o uso de câmeras ajudou no equilíbrio da balança entre o cidadão e o poder policial, dado que as gravações oferecem evidências mais substanciais e até mesmo flagrantes. Nessa perspectiva, deve-se haver uma revisão do excludente de ilicitude, conceito referente a atos criminosos desconsiderados em situações excepcionais.

Portanto, é notável a proteção que as câmeras em fardas policiais oferecem à sociedade contra o abuso de autoridade, entretanto a legislação deve equilibrar essa solução para que ela não iniba a ação policial contra o crime que também aflige a sociedade. Para tanto, o ministério da segurança deve aumentar a retaguarda legal da polícia por meio de uma legislação que considere um cenário mais equilibrado entre cidadão e agente de segurança. Além disso, os departamentos de polícia também devem investir em treinamento policial voltado para o uso das câmeras como garantidor de flagrante e outras evidências que protejam tanto o agente quanto o cidadão comum nessa balança da segurança pública.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por lais458
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#127849
Introdução:
- Sua introdução está bem estruturada, apresentando o contexto do uso das câmeras em fardas policiais no Brasil.
- Sugestão de melhoria: Você poderia incluir uma frase final na introdução com sua tese sobre os benefícios e desafios dessa prática.

Desenvolvimento:
- Sugestão de melhoria: Procure explorar mais exemplos ou dados estatísticos que reforcem seus argumentos, tornando sua argumentação ainda mais robusta.

Conclusão:
- Sugestão de melhoria: Reforce a importância da legislação equilibrada nesse cenário, destacando como isso pode contribuir para uma segurança pública eficaz.

Proposta de intervenção:
- Sugestão de melhoria: Detalhe um pouco mais cada ponto da sua proposta (ação, agente responsável pela ação, modo/meio de execução da ação e seu efeito) para deixá-la ainda mais clara.
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