No Brasil, desde 2020, câmeras são usadas em fardas de polícias em decorrência do aumento contínuo de mortes em intervenções. Em virtude disso, a violência e o abuso de autoridade reduziram consideravelmente, separando o bom policial do ruim. No entanto, também houve redução da ação policial devido ao medo de incriminações contra policiais dada fragilidade da retaguarda legal aos agentes.
Em primeiro plano, o uso de câmeras favoreceu os princípios da transparência e da responsabilidade, uma vez que a ação policial é registrada e disponibilizada para a corporação e em processos administrativos. Deste modo, garante-se que os envolvidos nos conflitos sejam devidamente responsabilizados.
Em segundo plano, o uso de câmeras ajudou no equilíbrio da balança entre o cidadão e o poder policial, dado que as gravações oferecem evidências mais substanciais e até mesmo flagrantes. Nessa perspectiva, deve-se haver uma revisão do excludente de ilicitude, conceito referente a atos criminosos desconsiderados em situações excepcionais.
Portanto, é notável a proteção que as câmeras em fardas policiais oferecem à sociedade contra o abuso de autoridade, entretanto a legislação deve equilibrar essa solução para que ela não iniba a ação policial contra o crime que também aflige a sociedade. Para tanto, o ministério da segurança deve aumentar a retaguarda legal da polícia por meio de uma legislação que considere um cenário mais equilibrado entre cidadão e agente de segurança. Além disso, os departamentos de polícia também devem investir em treinamento policial voltado para o uso das câmeras como garantidor de flagrante e outras evidências que protejam tanto o agente quanto o cidadão comum nessa balança da segurança pública.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.