Para começar, é válido destacar que a maioria dos episódios de violência sexual contra crianças ocorrem dentro de casa, já que segundo os dados do Disque 100, são cerca de 70% dos casos. Isso ocorre pois grande parte dos abusadores possuem algum grau de parentesco com a vítima, ou são pessoas próximas à família, mantendo uma relação de confiança. Consequentemente, tal confiança faz com que os familiares desacreditem da criança, colaborando para a perpetuação da violência. Sob essa ótica, retomando à obra de Nabokov, Humbert se casa com a mãe de Dolores, com o intuito de estar mais próximo à menina para abusá-la.
Ademais, a desinformação das crianças acerca da educação sexual conta como um agravante nessa questão, uma vez que se torna um empecilho na hora de pedir ajuda. Isso se dá, uma vez que os pais não oferecem aos filhos um diálogo adequado sobre sexualidade, que serve tanto para informá-los a respeito das infecções sexualmente transmissíveis, quanto para evitar uma gravidez indesejada e, além disso, prevení-los de possíveis abusos. Como consequência, o menor não tem a noção de estar sendo violentado e que deve pedir ajuda, bem como o risco que isso apresenta à sua saúde. Para exemplificar, no filme estadunidense "Preciosa", a personagem principal, Claireece, acaba engravidando e contraindo o vírus HIV após ser abusada pelo próprio pai.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação, conjuntamente ao Ministério da Saúde, promover a educação sexual à crianças e adolescentes, através de palestras nas escolas com médicos especialistas, a fim de conscientizá-los a respeito da prevenção contra infecções, gravidez e como reconhecer possíveis abusos. Por fim, os veículos midiáticos de ampla abrangência devem expor o modus operandi dos pedófilos, por meio de matérias jornalísticas, com o intuito de alertar o resto da população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.