Em princípio, o direito á liberdade é garantido pela Constituição, entretanto, a liberdade de um cidadão desarmado se torna limitada ao coincidir com a de um cidadão armado, cuja força e intimidação são imensamente maiores, em um cenário de conflito, por exemplo. Além disso, dados computados pela PF ( Polícia Federal ) concluiram que entre 2017 e 2020, o número de civís armados mais que dobrou, ultrapassando o um milhão e duzentos mil. Ademais, com esses números alarmantes, é notório que medidas há de serem feitas pelo Estado, para o bem comum da população.
Outrossim, se torna imprescindível falar sobre a democratização da posse de arma de fogo no país. Pois, atualmente o Brasil ocupa a 8º posição no ranking mundial de desigualdade social, no qual isso comprova que uma parcela razoável de brasileiros não iriam ter acesso as armas de fogo com poder de compra, em razão dos custos diretos e indiretos, beirando os 4 mil reais, segundo o IG Economia. Com isso, se torna evidente a expressiva vulnerabilidade que as classes mais baixas enfrentariam com a aquisição de armas ainda mais flexibilizada. Do mesmo modo, esses mesmos indivíduos fragilizados da sociedade, alimentados pelo sentimento de injustiça, migrariam para a compra ilegal, ramificando ainda mais a problematica.
Logo, se torna inegável a discrepância para a posse de arma de fogo, nos dois mundos que habitam no Brasil. Portanto, cabe ao Estado - cuja função é manter a harmonia social do país - pelo representante, o Senado Federal, desenvolver leis mais severas por meio de votações dos senadores para promover a restrição da posse de arma de fogo. Assim, provocando que menos " Isabela's" sejam assassinadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.