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Por ttvi4n
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A desigualdade sempre esteve presente na sociedade, seja ela econômica, social ou política. O preconceito étnico-racial
pode ser compreendido como resultado do processo de colonização, onde diversos povos indígenas foram violentados e escravizados, devido às suas diferenças e costumes.

O Brasil é considerado um país de grande diversidade étnica e cultural, mas essa diversidade é realmente valorizada?
Segundo a CNN Brasil, 75% das pessoas acreditam que o racismo é a maior forma de discriminação, 37% acreditam ser a aparência física, além de outros 63% que afirmam já ter sofrido algum tipo de marginalização.

De acordo com o filósofo brasileiro Paulo Freire “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.”
Nessa perspectiva, é notória a importância das autoridades administrativas diante dessa problemática, visando criar políticas públicas mais inclusivas, através de leis mais rígidas, palestras, campanhas e projetos, principalmente dentro do ambiente escolar e em toda comunidade.

Portanto, pode-se concluir que é inquestionável a valorização dessa pauta dentre a população, tendo em vista que as relações sociais são a base da sociedade, e é dever de todos a criação de um espaço saudável e empático.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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