Avatar do usuário
Por HIsaxs
Quantidade de postagens
#125110
A Constituição Federal de 1988, garante uma série de direitos fundamentais aos indivíduos, como por exemplo, a dignidade da pessoa humana e a igualdade. No entanto, a efetivação dessa norma não é observada na prática, uma vez que o capacitismo ainda representa um grave desafio a ser superado no Brasil. Dessa forma, a fim de fazer valer a Carta Magna, é preciso discutir acerca da desigualdade social e a negligência do governo sobre este aspecto.
Em primeiro lugar, se faz necessário discutir sobre a desigualdade social existente e as suas implicações na temática. Segundo o sociólogo brasileiro Betinho, o desenvolvimento humano só vai ser efetivado quando a sociedade civil afirmar alguns pontos cruciais,como a igualdade. Todavia, esse princípio ainda não foi
concretizado no Brasil, visto que as pessoas com algum tipo de deficiência não tem as mesmas oportunidades que outras pessoas que não apresentam nenhum tipo de deficiência tem, dificultando assim, a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.
Ademais, vale ressaltar a importância do papel do governo para que o assunto seja resolvido. Para o filósofo inglês Thomas Hobbes, o Estado deve promover meios que garantem o progresso da coletividade. No entanto tal pensamento vai de encontro à postura das autoridades brasileiras, as quais não criam políticas públicas concretas que os auxiliem a ter uma qualidade de vida melhor, podendo ver assim, a dificuldade que eles enfrentam ao tentarem acessar certos locais por falta de meios que os auxiliem.
Portanto, é preciso combater o capacitismo no Brasil. Dessa forma, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos, responsável por solucionar assuntos relacionados às
minorias, realizar campanhas por meio das leis de incentivo fiscal, com o intuito de ajudar a inserir de forma igualitária as pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Além disso, o Estado também deve promover meios de facilitar o acesso dessas pessoas nos locais, como por exemplo, nos bancos, mercados, áreas de lazer, garantindo assim, melhor qualidade de vida para esses indivíduos. Dessa forma, será possível fornecer as pessoas com deficiência uma vida digna e igualitária assim como prevê a Constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
91 Exibições
por Wagner29
2 Respostas 
881 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
328 Exibições
por nahbelato
2 Respostas 
983 Exibições
por millenazxl
Capacitismo em questão no Brasil
por joycechoise    - In: Outros temas
0 Respostas 
77 Exibições
por joycechoise
Capacitismo no Brasil
por Bubblenana    - In: Outros temas
0 Respostas 
70 Exibições
por Bubblenana
A persistência do capacitismo no Brasil
por Lerdaco2    - In: Outros temas
4 Respostas 
139 Exibições
por Lerdaco2
0 Respostas 
200 Exibições
por Bibizinha006
0 Respostas 
109 Exibições
por madu0090
0 Respostas 
107 Exibições
por Nathanyyyyy

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM