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Por KauanKel18
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Chimamanda Adichie afirma que a mudança do “status quo” – o estado das coisas – é sempre penosa. Nessa perspectiva, percebe-se tal dificuldade de mudança na desigualdade étnico-racial, que é caracterizada pelas diferenças de oportunidades entre grupos étnicos. Nesse sentido, observa-se um delicado problema, que tem como causas a falta de debate e a negligência governamental.

Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso atentar para o silenciamento presente na questão. Segundo Djamila Ribeiro, deve-se tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam propostas. Porém, há um silêncio instaurado na questão da disparidade étnico-racial, visto que pouco se fala sobre o assunto na escola e na mídia de massa, o que causa o esquecimento do problema pela sociedade e agrava situações como a discriminação e o preconceito, tornando-os persistentes no país. Assim, é urgente tirar o tema do silêncio.

Ademais, é evidente que a negligência governamental influi fortemente na consolidação da problemática. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem estar dos cidadãos. Contudo, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à necessidade de combater a problemática, dado que os grupos étnicos podem ter acessos diferentes a questões como saúde, oportunidade de emprego e educação adequada, permitindo que se sintam desamparadas e seus direitos esquecidos. Assim, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.

Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa sobre a luta contra as desigualdades étnico-raciais, por meio de entrevistas com defensores dos direitos humanos, a fim de reverter a má influência midiática que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por influenciadores digitais visando maior alcance. Paralelamente, é crucial intervir na omissão estatal. Dessa forma, a transformação proposta por Chimamanda Adichie poderá fazer parte da base social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Alunaaaamed
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#121798
KauanKel18 escreveu:Chimamanda Adichie afirma que a mudança do “status quo” – o estado das coisas – é sempre penosa. Nessa perspectiva, percebe-se tal dificuldade de mudança na desigualdade étnico-racial, que é caracterizada pelas diferenças de oportunidades entre grupos étnicos. Nesse sentido, observa-se um delicado problema, que tem como causas a falta de debate e a negligência governamental.

Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso atentar para o silenciamento presente na questão. Segundo Djamila Ribeiro, deve-se tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam propostas. Porém, há um silêncio instaurado na questão da disparidade étnico-racial, visto que pouco se fala sobre o assunto na escola e na mídia de massa, o que causa o esquecimento do problema pela sociedade e agrava situações como a discriminação e o preconceito, tornando-os persistentes no país. Assim, é urgente tirar o tema do silêncio.

Ademais, é evidente que a negligência governamental influi fortemente na consolidação da problemática. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem estar dos cidadãos. Contudo, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à necessidade de combater a problemática, dado que os grupos étnicos podem ter acessos diferentes a questões como saúde, oportunidade de emprego e educação adequada, permitindo que se sintam desamparadas e seus direitos esquecidos. Assim, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.

Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa sobre a luta contra as desigualdades étnico-raciais, por meio de entrevistas com defensores dos direitos humanos, a fim de reverter a má influência midiática que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por influenciadores digitais visando maior alcance. Paralelamente, é crucial intervir na omissão estatal. Dessa forma, a transformação proposta por Chimamanda Adichie poderá fazer parte da base social.
Sua redação está muito boa, parabéns!!!
Entretanto, falta você melhorar um pouco a argumentação, mas com prática você chega lá.

Eu percebi também que você repetiu um conectivo, o "ASSIM" você pode toca-lo pelo Desse modo, dessa maneira...
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