Em primeiro lugar, se faz necessário discutir sobre a desigualdade social existente e as suas implicações na temática. Segundo o sociólogo brasileiro Betinho, o desenvolvimento humano só vai ser efetivado quando a sociedade civil afirmar alguns pontos cruciais,como a igualdade. Todavia, esse princípio ainda não foi
concretizado no Brasil, visto que as pessoas com algum tipo de deficiência não tem as mesmas oportunidades que outras pessoas que não apresentam nenhum tipo de deficiência tem, dificultando assim, a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.
Ademais, vale ressaltar a importância do papel do governo para que o assunto seja resolvido. Para o filósofo inglês Thomas Hobbes, o Estado deve promover meios que garantem o progresso da coletividade. No entanto tal pensamento vai de encontro à postura das autoridades brasileiras, as quais não criam políticas públicas concretas que os auxiliem a ter uma qualidade de vida melhor, podendo ver assim, a dificuldade que eles enfrentam ao tentarem acessar certos locais por falta de meios que os auxiliem.
Portanto, é preciso combater o capacitismo no Brasil. Dessa forma, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos, responsável por solucionar assuntos relacionados às
minorias, realizar campanhas por meio das leis de incentivo fiscal, com o intuito de ajudar a inserir de forma igualitária as pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Além disso, o Estado também deve promover meios de facilitar o acesso dessas pessoas nos locais, como por exemplo, nos bancos, mercados, áreas de lazer, garantindo assim, melhor qualidade de vida para esses indivíduos. Dessa forma, será possível fornecer as pessoas com deficiência uma vida digna e igualitária assim como prevê a Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada