Primeiramente, é válido pontuar a negligência do estado em adotar medidas urgentes para ampliar o atendimento na saúde. Nessa conjuntura, em congruência com as ideias do filósofo contratualista John Locke, tais fatos configuram-se como uma violação do contrato social, uma vez que o estado não cumpre sua função de garantir que todos os cidadãos tenha livre acesso a uma saúde de qualidade, como o aumento de leitos hospitalares, a disponibilização de medicamentos e a melhoria da infraestrutura. Desse modo, aqueles que dependem da rede pública se veem, por vezes, abandonados em condições desumanas.
Em segundo lugar, é fundamental apontar a corrupção como impulsionador da precária condição do sistema único de saúde pública brasileira, o SUS. Segundo dados atribuídos ao STF, estima-se que pelo menos cerca de 120 bilhões de reais foram desviados dos cofres públicos na lava jato, maior esquema de corrupção da história do país. Diante disso, é nítido que esses desvios afetam diretamente a capacidade do SUS de oferecer serviços de qualidade a população, prejudicando a sua eficácia e eficiência ao não receber a verba necessária para a manutenção de problemas estruturais já citados anteriormente.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o estado, por intermédio do Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça devem trabalhar em conjunto para criar políticas públicas que garantam a transparência e a fiscalização dos recursos destinados à saúde. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke. "Assim, tornar-se-á possivel também a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos vistos na série estadunidense Grey's anatomy.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada