Avatar do usuário
Por rebeccafroio
Quantidade de postagens
#119737
O filme "Um Sonho Possível", que é baseado em uma história real, trata da temática de como a adoção pode influenciar positivamente a vida do adotado, seja no âmbito afetivo, profissional ou educativo. Todavia, fatores como o demorado trâmite processual para legalizar a adoção, e que o perfil solicitado pelas famílias cadastradas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) não corresponde às crianças e adolescentes que vivem nas instituições, corroboram a necessidade da propositura de políticas públicas que visem o incentivo à adoção indiscriminada.

Primeiramente, até mesmo aquelas famílias que aceitam as crianças, indiferentemente de sexo e cor, sofrem com a demora da realização legal do processo adotivo, formando uma fila de espera de mais de 5500 crianças que aguardam a adoção. Dessa forma, é necessário que o Ministério Público Estadual (MPE) priorize estes casos, de modo a garantir, o mais rápido possível, o cumprimento da lei, a segurança da criança e a entrega dela à família.

Entretanto, diversas vezes, o perfil de criança procurado pelos pretendentes não corresponde, ou corresponde pouco, àquele das que vivem nas entidades. Além disso, conforme dados do CNA, cerca de 66% das famílias que têm interesse em adotar, preferem crianças que não possuam irmãos. Assim, vê-se a necessidade da realização de palestras para a sociedade, como um todo, de forma que seja estimulada a adoção indiscriminada, também para que seja evitado o rompimento de famílias, no caso, a separação dos irmãos.

Portanto, como aos 18 anos os jovens são obrigados a deixarem as instituições, a propositura de políticas de incentivo à adoção no Brasil é essencial, a fim de evitar que esses adolescentes fiquem desamparados e acabem em situação de rua. Dessa forma, cabe ao Ministério Público de cada estado (MPE), juntamente ao Poder Judiciário, o aumento na velocidade da resolução dos processos judiciais de adoção. Ainda, é necessária a realização de fóruns de discussão com as famílias cadastradas no CNA para sanar possíveis dúvidas, bem como a divulgação de campanhas, nas mídias sociais governamentais, para que a discriminação e o preconceito diminuam os entraves na adoção. Assim, é possível que o final feliz do protagonista do filme supracitado se repita na sociedade atual.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
344 Exibições
por Eduarda77p
0 Respostas 
22 Exibições
por Lily18
0 Respostas 
67 Exibições
por euniivea
1 Respostas 
188 Exibições
por Thamirisx
0 Respostas 
102 Exibições
por eVital15
O desafio no incentivo ao turismo no Brasil
por lalaml123    - In: Outros temas
1 Respostas 
76 Exibições
por lalaml123
0 Respostas 
283 Exibições
por Marquezin
1 Respostas 
393 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
64 Exibições
por duddy
0 Respostas 
40 Exibições
por kcliveira
Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

No Brasil a prática da automedicaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM