Nesse âmbito, de acordo com o filosofo Thomas Hobbes, é dever do estado garantir o bem estar de seu povo. Assim sendo, o governo tem a obrigação da criação e da manutenção de medidas de combate à insegurança alimentar, visto que os brasileiros ao sair do mapa da fome podem melhorar o Estado focando suas forças, antes tirada pela preocupação de como iriam comer no dia seguinte, na sua educação e na questão de se profissionalizarem, assim, melhorando o país de forma social, política e econômica.
Outro fator é o índice sobre à insegurança alimentar que vem aumentando a cada ano. De acordo com o escritor Jean-Paul Sartre, é preferível morrer pelo fogo, em combate, que em casa, pela fome. Tal afirmação ainda é muito atual, pois algumas pessoas acabam cometendo crimes para conseguir o minimo para sua alimentação. Por essa razão, as políticas criadas com objetivo em combater a fome se tornam tão necessárias, em razão de que com esse auxílio o povo não terá que recorrer a soluções drásticas.
Em suma, é notório a importância de políticas de combate à insegurança alimentar no Brasil. Dessa forma, o Ministério do Desenvolvimento Social deve promover campanhas no qual explique quais são as medidas já criadas contra a fome, quem tem direito a elas e como acessar, por meio da distribuição de panfletos em locais de muito acesso, como praças, escola, hospitais, etc. Com isso a população brasileira terá mais conhecimento em como sair do mapa da insegurança alimentar. Ademais, o governo do estado deve realizar o compartilhamento de alimentos de forma gratuita em feiras realizadas nos municípios, com a intenção de evitar situações no qual vivencia a família de retirantes em "O Quinze".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada