Diante desse cenário, nota-se que a pobreza é causa manifesta na matéria. De acordo com a fala do advogado Konrad Adenauer “Vivemos todos sob o mesmo céu, mas nem todos temos os mesmos horizontes”, isso deve pelo fato de que, a maioria dos atos normativos tratam de forma superficial a matéria, tal qual como na questão da problemática. Em relação a isso, fica evidente a falta de mecanismos para combater a desigualdade, tendo consequência a relativização de conduta entre democracia e a legislação.
Além disso, é inegável como a falha legislativa tem papel coadjuvante ao imbróglio. Isso porque a carência de infraestrutura e a falsa sensação de impunidade não evocam a atenção do Estado. Por conseguinte a isso, a escritora Martha Medeiros em uma de suas obras, sobre a falta de debate social, afirma que o indivíduo silencia o que ele não quer que o revisite. Desse modo, é notório que a relação da afirmação da autora é plausível, já que o Estado mantém a questão do imbróglio silenciada, pois, seu debate trará exposição de reverses das quais seus responsáveis não demonstram capacidade de dirimir.
É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem a problemática, Por isso, o Ministério Público, por meio da fiscalização da aplicação dos poderes estatais e campanhas informativas, pressionar o Estado com o objetivo de punir os responsáveis ofertar a solução do problema. Ademais, as instituições de ensino devem por intermédio de palestra, instruir os alunos acerca da importância do tema, com viés de minimizar a inviabilização desse tema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada