Nessa perspectiva, afirma-se que um grande motivo para a permanência da exploração de mão de obra infantil ocorre devido a escassez de métodos para solucionar este problema. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida qualquer atividade laboral exercida por menores de 14 anos. No entanto, a negligência do sistema governamental em relação a esse dilema dificulta no processo de melhoria a tal problemática. Desta forma, fica claro que a falta de apoio e soluções de um órgão público prejudica no combate contra o aproveitamento de menores.
Ademais, é possível notar que algumas formas do trabalho infantil estão cada vez mais presentes no meio de convívio social, ocasionando uma normalização desses atos. Segundo o projeto "Criança livre do trabalho infantil", cerca de 72% das mesmas trabalham em residências, causando uma difícil solução para resolver este problema. Em razão disso, percebesse que esta forma de trabalho acabou se normalizando dentro da sociedade, fazendo com que a população não a veja como algo problemático.
Portanto, é de extrema importância tomar medidas concretas para enfrentar a realidade do trabalho infantil no Brasil. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação, órgão encarregado das políticas educacionais em todo o território brasileiro, trabalhar junto com as instituições de ensino para empregar a educação como uma ferramenta eficaz na redução do trabalho infantil e na formação de futuros cidadãos. Além disso, o governo federal, em conjunto com o Ministério da Cidadania, deve garantir a inclusão de indivíduos mais vulneráveis da população nos setores de maiores prosperidades econômicas, buscando reduzir a desigualdade e a necessidade dos mesmos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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